Geral

Arcelor vai instalar filtro em chaminé para reduzir poluição em Vitória

O equipamento custou R$ 101 milhões e sua implantação, já aprovada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), deverá ser feita até janeiro de 2018

Arcelor vai instalar filtro em chaminé para reduzir poluição em Vitória
Empresa colocará filtros de manga para evitar que partículas de minério poluam o ar Foto: ​Divulgação

Após manifestações populares, CPI do Pó Preto e até o fechamento do Porto de Tubarão pela Polícia Federal, a ArcelorMittal anunciou, nesta quarta-feira (24), que irá implantar um sistema para reduzir a emissão de partículas de minério do ar da Grande Vitória. 

Com o novo equipamento, a expectativa é de que haja uma redução de até 90% das emissões de material particulado total da chaminé de sinterização e solucione o problema da visibilidade da pluma gerada naquela área. 

A implantação, já aprovada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), deverá ser feita até janeiro de 2018 por aproximadamente 400 funcionários diretos e indiretos e pretende reduzir em até 18% as emissões da companhia como um todo. Segundo a empresa, o equipamento, denominado Gas Cleaning Bag Filter, custou R$ 101 milhões. 

Trata-se um sistema de filtros que promovem a limpeza do gás por meio da retenção física das partículas. Com cerca de 1,5 mil toneladas e ocupando 4,5 mil metros quadrados, ele será utilizado potencializar ainda mais a filtragem das partículas contido nos gases.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente da Arcelor, João Bosco da Silva, com a instalação dos filtros “reduziremos significativamente a visibilidade da pluma da chaminé da sinterização, que é nosso compromisso com o Governo Estadual. Também haverá expressiva redução do material particulado total da usina, da ordem de 17%”. 

O gerente garantiu ainda que a performance do equipamento será acompanhada online “por meio de um sistema instalado na chaminé e alinhar esses resultados, mensalmente, com os órgãos competentes. A empresa já atende aos padrões exigidos pela lei e agora vai baixar ainda mais esses índices”, concluiu.

Veja como funcionará o equipamento:

Foto: ​