Geral

ArcelorMittal celebra o Prêmio Mulher 2024

Conheça as vencedoras da terceira edição do Prêmio que deu destaque a projetos transformadores, liderados por mulheres no Espírito Santo, Ceará e Santa Catarina

Foto: Divulgação/ ArcelorMittal

A noite do dia 22 de maio de 2024 foi marcada por celebração e reconhecimento durante a entrega do Prêmio Mulher ArcelorMittal. Em sua terceira edição, o evento transmitido ao vivo pelo YouTube foi uma verdadeira valorização das 77 finalistas dos estados do Espírito Santo, Ceará e Santa Catarina, destacando projetos de grande impacto liderados por mulheres no terceiro setor, poder público, empresa privada, entre outras áreas.

A cerimônia, que contou com a presença das finalistas, representantes da ArcelorMittal, membros da imprensa e de convidados, revelou as vencedoras em seis categorias: academia, imprensa, empresa privada (dividida em duas subcategorias), poder público, terceiro setor e empregada ArcelorMittal. O CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira, enfatizou a importância da premiação para promover a igualdade de oportunidades e valorizar o protagonismo feminino:

“O Prêmio Mulher ArcelorMittal não é apenas uma celebração do talento e da dedicação dessas mulheres extraordinárias, mas também um reconhecimento do impacto transformador que elas têm em suas comunidades e setores. A cada edição, reafirmamos nosso compromisso com a igualdade de oportunidades e com a valorização do protagonismo feminino, elementos fundamentais para construirmos uma sociedade mais justa e inovadora”. 

Protagonismo capixaba: 10 mulheres do ES tiveram seus projetos premiados 

Foto: Divulgação/ ArcelorMittal

A premiação, ocorrida simultaneamente no ES, CE e SC, reforçou o compromisso da ArcelorMittal com a valorização e reconhecimento do talento feminino, promovendo a diversidade e a inclusão em todos os setores da sociedade. Dentre as vencedoras dos estados participantes, dez mulheres capixabas foram homenageadas por suas contribuições significativas.

“A partir de iniciativas como este Prêmio, queremos reconhecer o potencial de mulheres transformadoras e fortalecer seu impacto positivo na sociedade. Também inspirar as meninas das próximas gerações a serem protagonistas da sua própria história e de suas comunidades. Estamos determinados a ajudar na construção de um mundo mais diverso, equânime e inclusivo, e essa premiação é um passo importante nesse nosso compromisso”, acrescentou o CEO Jorge Oliveira.

Compromisso com a inclusão e diversidade  

Desde sua criação em 2019, o Prêmio Mulher ArcelorMittal tem destacado e capacitado mulheres cis e transgêneros, maiores de 18 anos, que lideram projetos de impacto nos setores privado, público e do terceiro setor. Os projetos são avaliados por uma comissão julgadora que considera critérios como criatividade, sustentabilidade, impacto, qualidade, clareza e potencial de transformação.

Conheça as vencedoras do CE, ES e SC:  

Ceará

• Acadêmicas: Luzia Luziene De Castro Aguiar – Projeto “Mulher e a gestão de agroecossistemas: até onde pode ir o seu quintal?”

• Empregadas ArcelorMittal: Giana Carla Silva Neves – Projeto “Despacho de Placas via RFID no Pecém”

• Empresa Privada (Subcategoria 1): Livia Rodrigues Barreto – Projeto Compartilha

• Imprensa: Maria Carolina Rocha Sampaio Kossling e coautora Beatriz Cavalcante – Reportagem “Legados – Entrevistas com grandes empresários que deixam legados para a sociedade e a economia do Ceará”

• Setor Público: Anna Beatriz dos Santos Marques – “Projeto Meninas digitais do Vale”

• Setor Público: Magnólia de Sousa Rocha – Projeto “Flor do Campo”

• Terceiro Setor: Natalia de Sousa Martins e coautora Flavia Carolina Oliveira Ludovino – Projeto “Giardino Buffet” 

Espírito Santo

• Acadêmicas: Mariana Lopes Teixeira – Projeto “Guia de Fontes de Mulheres do Espírito Santo”

• Empregadas ArcelorMittal: Flávia Barros Ribeiro – Projeto “Entre Elas, mulheres que inspiram outras mulheres”

• Empresa Privada (Subcategoria 1): Júlia Gomes Fernandes Polido Cabral – Projeto “Implementação da Técnica Cirúrgica de ‘Crosslinking’ em Crianças e Adolescentes com Ceratocone”

• Empresa Privada (Subcategoria 2): Paula Rodrigues Bragança e coautora Darlíane Fíorin – Projeto “Sair da agressão e ir para o amor com o livro-guia: Cadê o amor?”

• Imprensa: Daiane Obolari dos Santos e coautora Mikaella Mozer Ferreira – Reportagens “MulherES”

• Setor Público: Clicia Dora Rocha da Silva e coautora Solange Drumond Lanna – Projeto “Casa Rosa”

• Setor Público: Yngrid Pinto de Sousa – Projeto “Comissão de Inovação e Tecnologia para pessoas com deficiência”

• Terceiro Setor: Veronica Lopes de Jesus – Projeto “Instituto Oportunidade Brasil” 

Santa Catarina

• Acadêmicas: Luana Emmendoerfer – Projeto “Framework para Sistema de Inteligência Turística suportado pela Governança do Conhecimento”

• Empregadas ArcelorMittal: Ximena Sales de Aguiar Barreto e coautora Ana Beatriz Diniz Batista de Aguiar Teixeira – Projeto “Saúde Total”

• Empresa Privada (Subcategoria 1): Elisangela da Nhaia – Projeto “Tapetes Higiênicos Reutilizáveis”

• Empresa Privada (Subcategoria 2): Laine Valgas Kulevicz da Silva – Projeto “Seriado de TV ‘Fique Bem’ – Cuidando da Saúde Mental e Emocional do Telespectador”

• Imprensa: Caroline Borges – Reportagem “ReabilitaCão: projeto de SC acolhe cães abandonados, ensina profissão a detentos e inspira iniciativa nacional”

• Setor Público: Adriana Falcão Loth e coautora Fernanda Andreia de Azevedo Stolf – Projeto “Programa Rede de Oportunidades”

• Terceiro Setor: Nadine Heisler – Projeto “Instituto Domlexia” 

Prêmios e reconhecimento

Cada vencedora recebeu um cartão-presente de R$ 5 mil, um certificado, troféu e um pingente exclusivo da ArcelorMittal. Além disso, todas as 77 finalistas participaram de um treinamento exclusivo de 32 horas em seus respectivos estados.

Saiba mais sobre o Prêmio Mulher ArcelorMittal em: brasil.arcelormittal.com/premiomulher.

Sobre a ArcelorMittal

A ArcelorMittal é a maior produtora de aço no Brasil e líder mundial, com capacidade instalada superior a 15,5 milhões de toneladas/ano. A empresa possui unidades industriais em oito estados brasileiros e emprega diretamente 20 mil pessoas.