A Arquidiocese de Vitória irá seguir as recomendações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e fará mudanças nos rituais de dois momentos esperados pelos fiéis nesse mês de fevereiro. Tudo por causa da pandemia do coronavírus que trouxe regras sanitárias com distanciamento e restrição a contato físico.
Nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, dia de São Brás, considerado o santo protetor contra os males da garganta, o tradicional gesto feito com o toque de duas velas bentas no pescoço dos fieis não será realizado. Segundo o documento, a benção será mantida mas será dada no altar. Normalmente, as mesmas velas seriam usadas para tocar em todas as pessoas presentes.
Dessa vez, o celebrante irá abençoar as velas com água benta e, de lá, irá abençoar a todas as pessoas que estiverem na igreja, recitando uma única vez uma oração específica.
Na Quarta-feira de Cinzas, dia 17 de fevereiro, quem for às missas que marcam o início da Quaresma também notará mudança. Este ano, as cinzas, após serem bentas no altar, serão impostas nas cabeças dos fiéis em momento de total silêncio. Normalmente, antes da imposição, é dita uma frase bíblica para cada pessoa.