A equipe do Esquadrão Antibomba da Polícia Militar explodiu um artefato, colocado embaixo de um carro próximo à Praça do Cauê, no bairro Santa Helena, em Vitória. A ação foi realizada na tarde desta quarta-feira (26) e interdição de via provocou um nó no trânsito próximo à subida da Terceira Ponte.
Em entrevista ao Folha Vitória, Thiago Almeida Silva, policial do Esquadrão Antibombas da Polícia Militar, afirmou que equipes foram acionadas por conta de um objeto suspeito, enviado por meio de fotos, no carro.
“Entretanto, não é possível confirmar se era um explosivo ou não, por isso tivemos que ir até o local”, destacou.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Durante a ação, segundo o especialista, foi realizado o procedimento preliminar, com o objetivo de identificar um possível fio de telefone ou algum cabo para realizar o acionamento remoto.
“Após a ação, tentamos tirar o objeto à distância com toda a segurança e obtivemos êxodo”, ressalta.
Após as execuções, os policiais colocaram o objeto em um contentor de segurança, onde foi adicionada uma “contra carga”, para a detonação. Entretanto, para a surpresa dos presentes no local, o artefato pegou fogo.
“Não é previsto pegar fogo. O explosivo que usamos para realizar a denominada ‘contra carga’ não faz com que o conector pegue fogo. Entretanto, como um incêndio foi iniciado, em uma ação incomum, suspeitamos que o objeto possa ser uma bateria de telefone, um acionamento por telefone ou um rastreador, destaca.
Os policiais não eliminaram a possibilidade de realmente ser um artefato explosivo. Entretanto, como o objeto pegou fogo, as evidências ficam prejudicadas.
Após a ação, o objeto será encaminhado para a perícia, onde serão examinados os vestígios do artefato.
*Com informações da repórter Ana Carolina Monteiro
LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra momento da explosão de artefato encontrado em carro, em Vitória