De malas prontas e com muita arte na bagagem, 10 artesãos capixabas viajam para Fortaleza, nesta quarta-feira (14), para representar o Espírito Santo na Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que acontece entre os dias 16 e 25 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará.
Com o tema “Arte de Toda Parte”, o evento fortalece o compromisso com o fomento do mercado e a geração de renda dos artesãos, bem como a valorização da cultura artística de raiz, músicas e danças.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Os empreendedores terão a oportunidade de se juntar a artesãos de todo país, por meio do apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em conjunto com a Federação dos Artesãos do Estado (Feartes).
Entre eles está a artesã e técnica de enfermagem Maria Regina Ulhôa, de 67 anos. Ela contou ao Folha Vitória que está muito grata por estar entre os 10 escolhidos para representar o Estado.
“É a primeira vez fazendo uma feira nacional e fora do Espírito Santo, não esperava, foi uma surpresa. Espero que a feira seja um sucesso de vendas”, disse.
Segundo Maria, os dias de preparação para a viagem foram corridos por causa de outras feiras chegando. Ela trabalha com artesanato desde os 7 anos e faz parte da diretoria da Feartes.
Maria Regina também é responsável por uma loja de artesanato. Ela contou que todos os familiares trabalham ou já trabalharam com o artesanato. Veja abaixo outros trabalhos da artesã:
*Texto da estagiária Ana Paula Brito Vieira sob supervisão de Daniella Zanotti