Geral

As máscaras são importantes, mas não vão controlar a doença sozinhas, diz diretor da OMS

Ele ainda alerta que cuidados de higiene e isolamento social são essenciais

Foto: Pixabay

As máscaras cirúrgicas e caseiras estão sendo recomendadas para a prevenção do Novo Coronavírus, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, apenas o objeto, não irá controlar a pandemia. Os cuidados básicos de higiene e o isolamento social são essenciais nesta luta. 

“As máscaras sozinhas não vão controlar a pandemia”, disse o diretor-geral da organização, Tedros Adhanon, durante a entrevista coletiva diária.

Tedros Adhanom disse que a prioridade para a distribuição de máscaras deve ser, sempre, para médicos e profissionais da saúde, que estão em risco sério e real de serem infectados pelo coronavírus. O diretor geral da organização destacou a importância de enfermeiros e profissionais da saúde, que estão na linha de frente na luta contra o coronavírus.

“Nós pedimos que todas as comunidades e países tratem profissionais da saúde como heróis e os protejam”, disse o doutor Michael J. Ryan, chefe da Divisão de Emergências da OMS.

Adhanon ressaltou que países pobres e em desenvolvimento estão sofrendo mais com a pandemia que outros países, já que tem acesso limitado a equipamentos médicos e ao desenvolvimento de vacinas e pesquisas, além do impacto econômico, já que os países estão em quarentena e milhões de trabalhadores não podem sair de casa.

Com informações do Portal R7