Passou perto! Um asteroide do tamanho de um ônibus de dois andares passou perigosamente perto da Terra no dia 2 de novembro. A presença da rocha espacial quase não foi notada pela Nasa.
O asteroide conhecido com VA’2019 atingiu a velocidades de 19.000 mph e se aproximando a cerca de 65.100 milhas da terra, distância três vezes mais perto planeta terra do que a lua.
A aproximação da rocha espacial quase não foi percebida pela Nasa. A Agência admitiu que o sobrevoo no fim de semana não foi captado pelos radares de rastreamento de asteroides.
A NASA considera qualquer coisa que passe a 120 milhões de milhas da Terra como um “Objeto Próximo à Terra” que possa ameaçar nosso planeta. A rocha foi vista apenas um dia antes de passar por nosso planeta, de acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
Segundo a Nasa, mesmo tardiamente, a agência teve tempo suficiente para calcular sua órbita e determinar que não representava ameaça à Terra antes do sobrevoo. De acordo com a Nasa, nenhum dos milhares de objetos próximos na terra, na sigla em inglês (Near Earth Objects – NEOs) atualmente sendo monitorados pela agência estão em rota de colisão com o nosso planeta.
“A NASA não conhece nenhum asteroide ou cometa atualmente em rota de colisão com a Terra, então a probabilidade de uma colisão maior é bastante pequena”, diz.