Geral

Asteroide raro vai passar perto da Terra

Apesar de grande, o fenômeno não deve causar preocupação

Foto: ESO / M. Kornmesser
Imagem ilustrativa

Um asteroide de tamanho raro vai passar perto da Terra na próxima semana. Calcula-se que a rocha tenha entre 15 e 39 metros de extensão. O asteroide, chamado de 2019 EA2, foi detectado no início de março e sua velocidade é de 5 km por segundo, o que é tida como lenta para os padrões já analisados, segundo informações do site Cnet.

Outro asteoide

O misterioso asteroide Oumuamua, que apareceu subitamente no nosso sistema solar e atraiu a atenção dos fascinados por ficção científica por seu formato quase geométrico continua gerando intrigas. Dessa vez os estudantes das universidades americanas Yale e Caltech se propuseram a responder às perguntas acerca da rocha.

A rocha cilíndrica inicialmente gerou polêmica entre os astrônomos pois a comunidade científica divergia entre caracterizá-lo como cometo ou asteroide. Depois ganhou notoriedade por apresentar movimento estranho, aparentemente acelerando e retornando ao espaço após uma aproximação inicial em direção ao Sol.

Após extenso debate, chegando alguns astrônomos excêntricos a apontar o objeto como uma sonda alienígena com propulsão própria, os estudantes da Universidade de Yale e da Caltech propuseram uma versão mais sensata. Para eles, o Oumuamua, ao se aproximar do Sol, aqueceria com a luz solar e emitiria vapor d’água com força suficiente para o propulsionar para longe do astro.

No momento, é impossível confirmar teorias acerca do curioso asteróide devido ao fato de que ele se afastou da Terra tão rápido quanto foi detectadol, deixando pouquíssimo tempo para desenvolvimento teórico a seu respeito. Ainda assim, a tese agradou mais à comunidade científica do que outras, que envolviam conspirações alienígenas.

Com informações do portal Olhar Digital