O ataque cibernético praticado por hackers de todo o mundo nesta sexta-feira (12) afetou a atividade de sites capixabas. O ataque atinge computadores, exibindo uma mensagem na tela que passa a exigir o pagamento de um resgate para que o quadro seja revertido.
A Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) informou que, devido aos ataques, decidiu, de forma preventiva, desativar temporariamente seus sistemas.
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) também adotou a medida de segurança. Por volta das 16h30, o MPES desativou temporariamente a internet, o que ocasionou na saída do site do ar. A assessoria de comunicação informou que a intranet segue funcionando, mas com limitações. O MPES disse ainda que várias instituições foram atacadas no chamado Ataque Cibernético mundial e, por conta disso, foi adotado esse procedimento.
Também adotando uma medida de segurança, o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) disse que desativou o site por volta das 17h desta sexta-feira (12). A medida, tomada por conta dos ataques de hackers, tem caráter preventivo e temporário. Segundo o TJES, a ação não prejudica o andamento de processos, pois foi tomada já no fim do expediente.
INSS
O INSS informou que também suspendeu serviços nas agências nesta sexta-feira, após indícios de cyber ataques na rede mundial de computadores. O instituto não deu detalhes do que aconteceu. Ataques simultâneos estão sendo registrados em outros países, como Espanha e Portugal. Em nota, o INSS informou que os atendimentos prejudicados serão reagendados e terão preferência.
Caixa
A Caixa Econômica Federal (CEF) disse que não registrou problemas em seus sistemas, que estão sendo monitorados pela equipe de tecnologia da informação. O banco informou que os saques a recursos do FGTS ocorrem normalmente.
Petrobras
A Petrobras precisou reiniciar a sua rede corporativa por causa do ataque, que já afetou 74 países. Funcionários da estatal receberam um alerta de que deveriam salvar todos os arquivos.
“A TIC informa que, devido a um ataque de vírus global, será necessário reiniciar a Rede Interna Corporativa (RIC) da Petrobras. Devido a urgência do serviço, recomendamos que a força de trabalho salve todos os seus arquivos que estiverem em uso. Não desligue a máquina”, dizia o comunicado enviado aos servidores.
Na Agência Nacional do Petróleo, por precaução, computadores foram mantidos desligados à tarde.
Ataque no Brasil
O Brasil é um dos 74 países afetados pelo ataque de ransomware – quando um software malicioso é usado para “sequestrar” um computador -, segundo levantamento preliminar feito pela empresa de segurança Kaspersky. No total, já foram registrados mais de 45 mil casos dentre empresas e órgãos públicos e governamentais em todo o mundo.
Nas instituições atingidas, um aviso aparece na tela dos computadores exigindo que seja paga uma quantia em bitcoins para que o sistema volte a operar. Trata-se do ataque de ransomware mais rapidamente disseminado já registrado em todo o mundo.
Com informações de Estadão Conteúdo.