Geral

Criança vítima de ataque em Aracruz é liberada para leves caminhadas em hospital

O atentado tirou a vida de quatro pessoas e deixou outras 12 feridas em duas escolas no município

Foto: Reprodução TV Vitória

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) atualizou as informações sobre o estado de saúde das vítimas do ataque em duas escolas em Aracruz, ocorrido na última sexta-feira (25), que seguem internadas em hospitais da Grande Vitória. O boletim foi atualizado às 10h desta quarta-feira (30).

De acordo com as informações da Sesa, no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN), estão internadas duas professoras, de 51 e 37 anos, que seguem na UTI, em estado grave, sendo que a vítima de 37 anos está entubada.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Já no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) São Lucas, uma professora de 58 anos se encontra em estado geral estável e aguarda melhora de ferimentos nos membros inferiores para se submeter a uma nova cirurgia.

No Hospital Estadual N.Sra. da Glória “Infantil de Vitória” (HINSG), um menino de 11 anos está em quadro estável e foi liberado para fazer leves caminhadas no setor de semi-intensiva.

Já uma menina de 14 anos, com uma bala alojada no crânio, segue entubada e em estado geral grave. As duas crianças estão no Pronto Socorro do HINSG ‘Dra. Milena Gotardi.

O atentado tirou a vida de quatro pessoas e deixou outras 12 feridas em duas escolas no município, a Escola Estadual Primo Bitti e o Centro Educacional Praia de Aracruz, um colégio particular. O atirador, ex-aluno de uma das instituições, é um adolescente de 16 anos e planejou o ataque por cerca de dois anos.

Outras duas vítimas do atentado, que também ficaram feridas, já receberam alta na manhã desta segunda-feira (28), três dias após o ataque que tirou a vida de quatro pessoas.

A Sesa reiterou, em nota, que, em observância à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como ao princípio da liberdade e da privacidade, não serão informados nomes dos pacientes hospitalizados, nem características pessoais.

Quatro pessoas foram mortas

Nas ações que aconteceram na sexta-feira (25), quatro pessoas perderam a vida, sendo três delas ainda nos locais onde foram feitos os ataques. Três das vítimas fatais foram professoras da escola estadual e a outra vítima foi uma estudante da escola particular. Confira os nomes:

– Maria da Penha Pereira de Melo Banhos, de 48 anos (professora)
– Cybelle Passos Bezerra Lara, de 45 anos (professora)
– Selena Sagrillo Zucoloto, de 12 anos (estudante)
– Flávia Amboss Merçon Leonardo, de 36 anos (professora)

Diferente dos casos das três vítimas que morreram logo durante o ataque, na tarde de sábado (26) foi confirmada a morte da quarta vítima, a professora de sociologia Flávia Amboss Merçon Leonardo.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), Cybelle era professora de Matemática e era servidora efetiva desde setembro de 2018.

Já Maria da Penha Pereira de Melo Banhos era professora de Arte e trabalhava na escola, sob contrato de designação temporária, desde março deste ano.

Elas estavam na sala dos professores durante o intervalo quando o adolescente invadiu o local e atirou.