Geral

Saiba estado de saúde das vítimas de atentado em escolas no ES

Vítimas foram alvo de atentado cometido por adolescente armado a duas escolas no município de Aracruz, na última sexta-feira (25)

Foto: Montagem / Folha Vitória

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) atualizou as informações sobre o estado de saúde das vítimas do ataque em duas escolas em Aracruz, ocorrido na última sexta-feira (25), que seguem internadas em hospitais da Grande Vitória. O boletim foi atualizado às 10h desta terça-feira (29). 

O atentado tirou a vida de quatro pessoas e deixou outras 12 feridas em duas escolas no município, a Escola Estadual Primo Bitti e o Centro Educacional Praia de Aracruz, um colégio particular. O atirador, ex-aluno de uma das instituições, é um adolescente de 16 anos e planejou o ataque por cerca de dois anos. 

Estado de saúde

De acordo com as informações da Sesa, no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves (HEJSN), estão internadas duas professoras, de 51 e 37 anos, que seguem na UTI, em estado grave, sendo que a vítima de 37 anos está entubada. 

Já no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), conhecido como “São Lucas”, uma professora de 58 anos se encontra em estado geral estável e aguarda melhora de ferimentos nos membros inferiores para se submeter a uma nova cirurgia. 

No Hospital Estadual N.Sra. da Glória “Infantil de Vitória” (HINSG), um menino de 11 anos que se encontrava em estado gravíssimo, evoluiu para um quadro estável. Já uma menina de 14 anos, com uma bala alojada no crânio, segue entubada e em estado geral grave. As duas crianças estão no Pronto Socorro do HINSG ‘Dra. Milena Gotardi. 

Em resumo:

Estado grave: duas professoras, de 51 e 37 anos; uma menina de 14 anos;
Estável: professora de 58 anos, aluno de 11 anos;

Outras duas vítimas do atentado, que também ficaram feridas, já receberam alta na manhã desta segunda-feira (28), três dias após o ataque que tirou a vida de quatro pessoas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A Sesa reiterou, em nota, que, em observância à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como ao princípio da liberdade e da privacidade, não serão informados nomes dos pacientes hospitalizados, nem características pessoais.

O próximo boletim será atualizado nesta quarta-feira (30). 

Quatro pessoas foram mortas

Nas ações que aconteceram na sexta-feira (25), quatro pessoas perderam a vida, sendo três delas ainda nos locais onde foram feitos os ataques. Três das vítimas fatais foram professoras da escola estadual e a outra vítima foi uma estudante da escola particular. Confira os nomes:

– Maria da Penha Pereira de Melo Banhos, de 48 anos (professora)

– Cybelle Passos Bezerra Lara, de 45 anos (professora)

– Selena Sagrillo Zucoloto, de 12 anos (estudante)

– Flávia Amboss Merçon Leonardo, de 36 anos (professora)

LEIA MAIS: >> Veja quem são as professoras e estudante vítimas de atirador

Diferente dos casos das três vítimas que morreram logo durante o ataque, na tarde de sábado (26) foi confirmada a morte da quarta vítima, a professora de sociologia Flávia Amboss Merçon Leonardo. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), Cybelle era professora de Matemática e era servidora efetiva desde setembro de 2018.

Já Maria da Penha Pereira de Melo Banhos era professora de Arte e trabalhava na escola, sob contrato de designação temporária, desde março deste ano.

Elas estavam na sala dos professores durante o intervalo quando o adolescente invadiu o local e atirou.

Foto: Divulgação | Montagem FV

Passo a passo do ataque 

Duas escolas de Aracruz foram alvos de ataques na manhã desta sexta-feira (25). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, duas professoras e uma adolescente morreram durante os crimes, que aconteceram por volta das 10 horas. No sábado (26), mais uma vítima fatal foi confirmada.

Os ataques foram realizados por um adolescente armado com uma pistola .40, pertence a um tenente, pai do jovem, e um revólver 38, arma particular do policial militar.

O atentado tirou a vida de quatro pessoas e deixou outras 12 feridas em duas escolas de Aracruz, a Escola Estadual Primo Bitti e o Centro Educacional Praia de Aracruz. O atirador, ex-aluno de uma das instituições, é um adolescente de 16 anos e planejou o ataque por cerca de dois anos. 

O suspeito apreendido invadiu a primeira escola por volta das 9h30 e abriu fogo contra os presentes na sala dos professores. Lá efetuou diversos outros disparos, tendo sido ali que as professoras foram vitimadas. 

Após a primeira ação, o atirador se dirigiu para a escola privada, em um carro do modelo Renault Duster com as placas cobertas para evitar a identificação. Dentro da instituição, o autor tirou a vida da estudante de apenas 12 anos. 

Logo depois do ataque, o adolescente retornou para o veículo e deixou o local. Ele foi apreendido ainda na tarde de sexta-feira (25), em uma das casas dos responsáveis legais. 

Atirador responderá por ato infracional 

O adolescente foi autuado por atos análogos a três homicídios qualificados e 10 tentativas de homicídio.

Ao ser questionada sobre a autuação pela quarta morte, a Polícia Civil explicou que o indiciamento só poderá ser feito ao final das investigações, que ainda estão no início. A autuação em flagrante difere do indiciamento, tendo em vista que se autua o suspeito no momento do fato.