Os 192 anos da Independência do Brasil foram comemorados por milhares de pessoas na avenida Beira-Mar, no Centro, neste domingo (7), numa verdadeira demonstração de amor à Pátria, para prestigiar o Desfile Cívico Militar.
Às 8h30, pontualmente, o comandante do Destacamento de Desfile, Tenente Coronel EB Carlos Magno, do 38º Batalhão de Infantaria, deu início ao desfile. O evento contou com 2,2 mil componentes a pé, 80 viaturas policiais, 28 motos policiais, 13 carros de combate a incêndio e 40 conjuntos do Regimento de Polícia Montada.
O evento contou também com o Desfile Náutico na baía de Vitória. No mar, embarcações representaram a Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros Militar. Depois do desfile da Marinha, o espetáculo foi no céu, com show aéreo realizado pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) da Casa Militar. Os helicópteros sobrevoaram a avenida fazendo as demonstrações de resgate e proteção e carregando as bandeiras do Espírito Santo e do Brasil.
Em terra, o desfile cívico começou com a Marinha, com os veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e ex-combatentes do Brasil, ex-integrantes do Batalhão Suez e Boinas Azuis e membros da Escola de Aprendizes de Marinheiros. Logo depois, vieram o Exército, a Polícia Militar e os Bombeiros, que levaram o veículo autobomba “Merry Weather”, fabricado em 1927. Essa é a viatura de combate a incêndios mais antiga do Corpo de Bombeiros. Em seguida, a Polícia Civil também fez a sua apresentação.
Quem faz a limpeza pública da capital também foi homenageado. O bloco dos garis deu um show de simpatia. .
O evento contou ainda com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), de secretários municipais e estaduais e diversas outras autoridades.
“Nós temos um público aqui de milhares de pessoas lotando a Beira-Mar. O Desfile Cívico de 7 de Setembro continua sendo um evento muito importante para as famílias, pois podemos observar muitas crianças com os familiares. É um momento cívico do País que emociona as pessoas e em Vitória coincide com a véspera do aniversário da cidade. Para comemorar as datas, temos uma programação intensa para toda a semana, com atividades em todas as regiões administrativas da cidade”, declarou o prefeito.
Encanto
O analista de sistemas Eduardo Michio e a esposa, Livia, levaram os filhos Daniel, 5 anos, e Lucas, 1 ano e quatro meses. “Quem pede para vir é o Daniel. Ele gosta muito. Ele fica encantado com os policiais fardados, com a banda e, em especial, com os bombeiros. E a gente incentiva isso, para desde cedo conhecer e ter contato com as defesas do País”, disse Lívia.
“O Desfile Cívico tem grande relevância, por exemplo, para as crianças, porque aqui elas podem entender melhor que nós vivemos numa sociedade composta de vários segmentos, vários poderes. Eu trago meu filho todos os anos, ele gosta e eu valorizo esse evento pelo que ele representa para nossa nação”, disse Eduardo.
Daniel ficou entusiasmado com os cavalos do Regimento da Polícia Montada da Polícia Militar e com os carros de combate do Exército Brasileiro. “Eram muitos cavalos juntos e eles não fizeram bagunça. Eles andaram em linha retinha. Eles são muito bonitos”, observou o menino.
Rosa Rodrigues Barbosa Tongo é do município de Serra e trouxe a família toda para assistir ao Desfile Cívico. Estavam lá os filhos Priscila, Isabela, Felipe, a nora Juliana e os netos Ana Clara e Gabriel. “A gente sempre vem. Não perco esse desfile por nada. E esse ano o tempo ajudou bastante. Esse clima ameno de domingo estava perfeito para comemorar a Independência do Brasil. O brasileiro costuma valorizar mais o que é de fora do que a própria casa. Eventos assim estimulam o amor pela Pátria”, comentou Rosa.
“As crianças gostam demais de ver os cavalos, os helicópteros. Tem que ter muita coragem pra ficar pendurado na corda e ainda por cima fazer resgate daquele jeito”, disse Felipe.