Geral

Até R$ 500: prefeitura de Vila Velha vai multar morador que desperdiçar água

A lei municipal proíbe o desperdício na cidade, como a lavagem de veículos, calçadas e imóveis, ou mesmo rega de jardins utilizando fluxo contínuo ou intenso de água potável

Em casos de extrema necessidade, a lavagem de carros, calçadas, imóveis e rega de jardins pode ser realizada com água de reuso Foto: Agência Brasil

A ONU divulgou recentemente um estudo prevendo que no ano de 2050, 45% da população mundial não terá água potável disponível. Diante desse número alarmante, Vila Velha já começa a adotar medidas para economizar e conscientizar a população da importância desse bem essencial.

Acaba de entrar em vigor a lei municipal, de autoria do vereador Ricardo Chiabai (PPS), que proíbe o desperdício na cidade, como a lavagem de veículos, calçadas e imóveis, ou mesmo rega de jardins, utilizando fluxo contínuo ou intenso de água potável fornecida pela Companhia de Abastecimento. A medida prevê ainda multa de R$500,00 (quinhentos reais) para quem descumprir a norma e, o dobro, em caso de reincidentes.

Um projeto semelhante acaba de ser apresentado em Vitória, por iniciativa do Poder Executivo. Mas, de acordo com Chiabai, “Vila Velha já se adiantou e a lei aqui na cidade já está valendo. Precisamos que a Prefeitura Municipal tenha agilidade para regulamentar e comece a fiscalizar de imediato”, salientou o parlamentar.

O vereador explica ainda, que a situação da falta de água é tão crítica que as medidas precisam ser emergenciais. “Há muitos anos que não vivenciamos períodos tão extensos de estiagem em nossa cidade. Precisamos unir forças e criar uma verdadeira corrente do bem, economizando água em tudo e conscientizando todas as pessoas para que não fiquemos sem esse bem essencial para a vida humana”, explicou ele.

Em casos de extrema necessidade, a lavagem de carros, calçadas, imóveis e rega de jardins poderá ser realizada, utilizando água de reuso ou reaproveitamento de água da chuva.