Muitos editais e concursos públicos estão no horizonte de diversas instituições. Em decorrência da pandemia, alguns editais de seleções sofreu adiamento e as datas foram remarcadas para 2021.
Então se você “concurseiro”, ou está buscando uma nova carreira, se prepare que o ano que vem deverá ser de muitas oportunidades. O Folha Vitória separou 10 concursos relevantes, em áreas de atuação e formação distintas, para você entrar 2021 com o pé direito e de olho nos cadernos.
1) Concurso Polícia Rodoviária Federal: o diretor-executivo do órgão confirmou que a autorização para a publicação do edital no dia 4 de dezembro de 2020. Foram solicitadas mais de 2 mil vagas para o cargo de policial rodoviário federal, destinado a candidatos de nível superior.
2) Concurso Polícia Federal: o concurso para a Polícia Federal foi finalmente autorizado para o preenchimento de 1.500 vagas em cargos de nível superior. Agora o órgão poderá dar prosseguimento aos procedimentos que envolvem a divulgação do edital.
3) Concurso IBGE: as seleções para temporários ficaram para 2021 devido ao surto de coronavírus. As inscrições serão reabertas e os candidatos interessados terão novas oportunidades. O Censo foi confirmado que ocorrerá em 2021. A seleção deverá ofertar mais de 200 mil vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior.
4) Concurso Receita Federal: fontes internas anunciaram que o subsecretário-geral da Receita Federal anunciou que há chances de um novo concurso acontecer em 2021, entretanto, o órgão ainda não se pronunciou. Um novo pedido foi realizado para mais de 2 mil vagas!
5) Concurso ANVISA: informações da entidade indicam que o pedido foi protocolado junto ao Ministério da Economia. A previsão é de 89 vagas, para níveis médio e superior.
6) Concurso TJ ES: o presidente afirmou que precisa realizar novo concurso para juízes e servidores. Para realizar o concurso através da redução de gastos, o presidente do TJ ES sugeriu a integração de comarcas. A ideia da integração é que certas cidades teriam os processos tramitando em outras comarcas.
7) TRT/ES – o Tribunal tem comissão formada e pretende realizar concurso tão logo haja disponibilidade de orçamento para nomeação.
8) O projeto de Lei Orçamentária de 2021 trouxe previsão de 44 concursos públicos de Universidades Federais e Institutos Federais (concursos IF e UF). No detalhamento, estas Universidades Federais e Institutos Federais receberam valor previsto para inscrições em concursos ou processos seletivos. A divisão exata foi 36 Universidades Federais e 8 Institutos Federais, incluindo a Universidade Federal do Espírito Santo. Lembrando que estes valores são repassados para as Universidades Federais e Institutos Federais, mas cabe a eles decidir realizar a seleção.
9) Banco do Brasil: Há a expectativa que um novo edital possa ser publicado em 2020, mas a pandemia atrapalhou o andamento do certame. A previsão é de 120 vagas iniciais para área de Tecnologia da Informação. O concurso Banco do Brasil pode ter edital até março.
10) A Secretaria de Fazenda do Espírito Santo (Sefaz- ES) conta com banca organizadora definida para o provimento de 50 vagas no primeiro semestre de 2021. A empresa FGV foi a escolhida para organizar a seleção.