O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), prorrogou mais uma vez o prazo para a renovação dos contratos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O novo prazo termina em 20 de julho. A decisão está publicada em portaria no Diário Oficial da União.
Esta é a terceira vez que o MEC amplia o prazo para esses aditamentos, de 30 de abril passou para 29 de maio, sendo ampliado para 30 de junho e agora para 20 de julho. Segundo o Ministério já afirmou, o compromisso do governo federal é garantir que todos os estudantes façam a renovação de seus contratos.
Os aditamentos deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação e do FNDE (www.mec.gov.br e www.fnde.gov.br).
Os juros para os atuais contratos são 3,4% ao ano, e o estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O financiamento é concedido a matriculados em cursos superiores que tenham nota positiva nas avaliações do ministério. Mais de 2,1 milhões de estudantes usam o financiamento.
Na última sexta-feira (26), os ministérios da Educação e do Planejamento anunciaram mudanças para as próximas contratações do Fies. Entre as alterações, estão o aumento dos juros, que passarão dos atuais 3,4% para 6,5%, e a modificação no limite de renda para contratação, que passará para 2,5 salários mínimos por pessoa, o que equivale, em valores atuais, a R$ 1.970. O limite atual é uma renda bruta de 20 salários mínimos.