A campanha de vacinação contra a gripe em Vila Velha acontecerá entre os dias 22 de abril e 09 de maio, seguindo o calendário proposto pelo Ministério da Saúde. Podem ser vacinadas as pessoas acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que deram a luz em até 45 dias (puérperas), crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos e profissionais da saúde.
A vacina será oferecida em todas as Unidades de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, que funcionam de segunda a sexta, sempre das 7 às 17 horas.
Também poderão receber as doses da vacina pessoas que convivem com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, imunodepressão, etc.), desde que tenham recomendação médica.
O “Dia D” de mobilização contra a doença está agendado para 26 de abril, uma espécie de mutirão que tem como objetivo vacinar o maio número de pessoas possível.
Em 2013 nenhuma morte foi registrada em Vila Velha em decorrência da síndrome respiratória aguda severa, doença respiratória grave que afligiu o mundo no ano de 2003 a partir da emissão de um alerta global pela Organização Mundial de Saúde.
Gripe ou resfriado?
Muita gente confunde resfriado com gripe. Nas duas situações o paciente tem muitos incômodos, mas é preciso saber diferenciar. A médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Mylene Murad, esclarece qie gripe é causada pelo vírus influenza e o resfriado é causado por outros vírus respiratórios. “Essa é a diferença básica. A gripe tem uma evolução mais grave. Os sintomas são mais evidentes. A febre é mais alta e as complicações respiratórias são mais exacerbadas. A gripe pode evoluir com complicações, diferente do resfriado, que tem uma febre mais baixa, uma coriza leve e você não tem tanto mal estar. A evolução do resfriado é mais benigna”.
Segundo a Dra. Mylene, a orientação médica deve acontecer sempre antes de tomar qualquer remédio. “Está com sintomas de gripe ou resfriado? Procure a unidade de saúde mais próxima para que o médico possa definir exatamente o que é: se é gripe ou resfriado. Em alguns casos de gripe você tem indicação de tomar um antiviral específico. Se for influenza, dependendo do paciente, o médico vai pedir uma medicação específica para tratar aquele vírus. No caso do resfriado não. O resfriado é só sintomático”.
Ainda de acordo com a médica, a hidratação é importante nos dois casos. “Deve-se tomar muito líquido e repouso. E evitar soluções caseiras. Não tem nada provado de que um chá caseiro vai resolver. Cientificamente comprovado não tem nada caseiro que ajude. Você pode tomar um chá? Claro que pode. O chá dá uma sensação de bem estar, mas ele não vai curar a gripe”.