Se você é usuário do WhatsApp, tem grandes chances de já ter recebido uma tentativa de golpe, onde alguém tentou chamar sua atenção para uma viagem de avião. A mensagem traz um link dizendo que você ganhou duas passagens aéreas em comemoração aos 50 anos e, por isso, resolveu fazer uma “graça”. Tudo o que você precisa fazer é clicar no link, responder 4 perguntas e pronto, já faturou as passagens.
No entanto, tudo não passa de um golpe que está sendo repassado em diversas redes sociais. Ao clicar no link, um malware é instalado no smartphone e o vírus fica instalado no aparelho, coletando todas as informações. Além de cadastrar o usuário automaticamente em serviço de mensagens pagas, o vírus também usa o smartphone para divulgar o golpe para a lista de contato do usuário.
Quem prestar um pouco de atenção, poderá identificar vários erros de português e assim perceber logo que é um golpe. E é importante deixar claro que a TAM, que mudou seu nome para LATAM, não está realizando nenhuma promoção e muito menos envia mensagens para os usuários das redes sociais e do WhatsApp.
Nesse golpe, o endereço usado não é o site da TAM, pois o “101promo.net” é o site que tem vírus hospedado, pronto para infectar os aparelhos telefônicos.
Clicou no link?
Caso você já tenha recebido essa mensagem e clicou no link, então são grandes as chances de seu aparelho já estar infectado. O melhor a fazer agora é informar a todos os seus contatos para que eles não cliquem na mensagem que provavelmente receberão do seu aparelho. Também será preciso cancelar os serviços nos quais foi inscrito, pois o malware irá se encarregar de efetuar os cadastros. E, por fim, instale um bom anti-vírus, atualize-o e deixe ele rodar em seu smartphone para detectar as possíveis pragas.