Geral

Atenção, professor: participe da seleção de projetos do Pacto pela Aprendizagem

Inscrições seguem até a próxima segunda-feira (5)

Foto: Reprodução/Internet

Se você é um profissional da Educação, fique atento: a Prefeitura de Domingos Martins abriu as inscrições para compor o banco de bolsistas do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), projeto que é do Governo do Estado. Você pode ser inscrever até o dia 5 de novembro (segunda-feira).

O profissional selecionado para o Paes atuará como professor municipal coordenador das ações do projeto no município serrano e precisa atender aos seguintes requisitos: fazer parte do quadro funcional efetivo ou estável do município, estar em efetivo exercício, ter formação completa em Licenciatura (professor ou pedagogo), estar lotado na Secretaria Municipal de Educação e Esportes, e cumprir 40 horas semanais.

Após a inscrição para o Paes, o candidato passa por um processo seletivo, dividido em três etapas que contam com análise de currículo, elaboração de plano de ação de acordo com as diretrizes do projeto e entrevista. As informações necessárias para esse processo seletivo você confere no Edital nº 003/2018 neste link.

O candidato selecionado para a vaga oferecida para o Paes terá bolsa de R$1 mil que será custeada diretamente pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Para se inscrever, o interessado precisa ir até a Secretaria Municipal de Educação e Esporte, em dias úteis das 9h às 17h, e levar a documentação exigida no edital até o dia 5. O resultado e datas de entrevistas serão divulgadas exclusivamente no site da cidade.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) criou por meio da Lei nº 10.631, de 29 de março de 2017, o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo. O pacto tem o compromisso de promover e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, gerando avanço dos indicadores educacionais das escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e nível de escolarização das redes públicas municipais e estadual.

Uma das ações do Paes é o Programa de Concessão de Bolsas de Apoio Técnico, instituído pela Lei Estadual nº 10.880, de 19 de julho de 2018. O Programa se constitui em instrumento de apoio à execução das ações do Pacto nos municípios, concedendo bolsa de apoio técnico do Paes a um professor municipal coordenador das ações do Paes por município adeso. Desta forma, o Programa tem por objeto principal a cooperação entre Governo do Estado e municípios capixabas, com a finalidade de apoiar tecnicamente e financeiramente os municípios para ampliar as oportunidades de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, na etapa inicial de alfabetização, além da garanti das aprendizagens em todo o Ensino Fundamental dos alunos da Rede Pública de Ensino.