Geral

Atenção, servidor estadual: cartilha do IPAJM tira dúvidas sobre previdência

O interessado também pode conferir no folheto os procedimentos para requerer benefícios previdenciários, como aposentadoria e pensão, bem como outros serviços

O material foi criado para esclarecer ao servidor público questões do Regime de Previdência do qual faz parte Foto: ​Divulgação/Governo do Estado

Pensão por morte, aposentadoria voluntária e inscrição de dependentes. Estes e outros assuntos podem ser conferidos na Cartilha do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM). Caso o servidor público estadual, o aposentado ou o pensionista – vinculado ao Regime Próprio de Previdência do Estado (ES-Previdência) – tenha dúvidas sobre os diversos temas relacionados à previdência estadual, basta acessar o material informativo no site da autarquia www.ipajm.es.gov.br, na parte inferior, à direita da página.

“O material foi desenvolvido, principalmente, para prestar orientações aos servidores, de forma simples e de fácil entendimento, sobre as regras de aposentadoria. Além disso, também foram abordados os principais serviços prestados pelo IPAJM, como emissão de declarações, certidões e averbação de tempo de contribuição. Em um único documento são transmitidas informações importantes que interessam ao segurado”, disse a diretora técnica da autarquia, Márcia Fiorotti.

De maneira geral, o conteúdo, elaborado em parceria pelas Diretorias e Gerências do Instituto, juntamente com as suas equipes de trabalho, traz regras e requisitos contemplados pela legislação previdenciária estadual e federal para a concessão de benefícios.

Cartilha

Com o título “Cartilha sobre direitos previdenciários dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo e seus dependentes” e 44 páginas, o material foi criado com o objetivo de esclarecer ao servidor público as principais questões referentes ao Regime de Previdência do qual faz parte.

Requerimentos

O interessado também pode conferir no folheto os procedimentos para requerer benefícios previdenciários, como aposentadoria e pensão, bem como outros serviços, tais como solicitação da declaração de Tempo de Contribuição (DTC), que é um documento indispensável para instruir o pedido de aposentadoria voluntária no ES-Previdência, e da inscrição de pais inválidos e filhos incapazes.