Três dias após o alagamento causado pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na última semana, o Hospital Maternidade de Cobilândia, em Vila Velha, continua de portas fechadas. Na manhã desta segunda-feira (12), foi realizada uma limpeza geral nas instalações da maternidade e do pronto atendimento. Agora, será feito também um trabalho de desinfecção e vistorias técnicas nos equipamentos das duas unidades.
O diretor da Maternidade de Cobilândia, César Pitanga, afirmou que várias etapas da limpeza serão realizadas e a expectativa é que os atendimentos sejam retomados ainda nesta semana.
“A gente está fazendo a primeira limpeza hoje, amanhã vamos fazer a desinfecção e quarta feira a higienização e vistoria técnica. São várias etapas da limpeza, depois a vigilância tem que nos dar um laudo também e só aí os atendimentos serão retomados, para não corrermos o risco de atender um paciente e ter algum tipo de problema”, destacou.
Os atendimentos de urgência e emergência estão sendo transferidos para o Pronto Atendimento da Glória e as demandas de procedimentos obstétricos para o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), no bairro Soteco.
Alagamento
Por conta das fortes chuvas da última sexta-feira (9), as dependências da maternidade ficaram completamente alagadas e mulheres em situação de pós-parto, além de crianças recém-nascidas, precisaram ser removidas do local e encaminhadas a outras unidades de saúde da região metropolitana.
Ao menos seis mulheres que deram à luz recentemente, foram socorridas, segundo a subinspetora Landa, da Guarda Municipal. Algumas foram encaminhadas para hospitais de Cariacica e outras, que já haviam recebido alta hospitalar, foram levadas para casa.