Geral

Ativistas ambientais jogam sopa no quadro "Mona Lisa", no Louvre

As duas manifestantes afirmaram que a ação foi feita para promover o direito a uma alimentação mais saudável e sustentável

Foto: reprodução vídeo

Duas ativistas ambientais jogaram um pote de sopa na Mona Lisa, o famoso quadro de Leonardo da Vinci, exposto no Museu do Louvre, em Paris, na França.

Elas afirmaram que a ação foi feita para promover o direito a uma alimentação mais saudável e sustentável. O ataque aconteceu na manhã deste domingo (28).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A obra não sofreu danos por conta de um vidro de proteção instalado há quase 20 anos. Momentos depois a sala foi completamente esvaziada.

As mulheres fazem parte da organização francesa “Riposte Alimentaire” (Resposta Alimentar), que emitiu um comunicado dizendo que o protesto procurava destacar a necessidade de proteger o ambiente e as fontes de alimentos.

LEIA TAMBÉM: Alerta de chuvas intensas e alagamentos para todas as cidades do ES; veja a previsão

“O que é mais importante? A arte ou o direito a um sistema alimentar saudável e sustentável?”, gritaram as ativistas em francês após a ação.

Durante o protesto, as duas mulheres ainda passaram pela barreira de isolamento para chegar mais perto da pintura.

Seguranças do Louvre, o museu mais visitado do mundo, colocaram painéis pretos para impedir que o público filmasse a cena.

A sala que abriga a obra-prima foi esvaziada para limpeza. Segundo a polícia de Paris, as duas ativistas foram presas.

LEIA TAMBÉM: Lenda do samba capixaba está internado após sofrer infarto e AVC