Soltar pipa deixou de ser brincadeira para se tornar um perigo, nas últimas semanas pelo menos três acidentes com o brinquedo foram registrados na Grande Vitória. Para tentar debater o problema, uma audiência pública será realizada na Câmara de Vitória, nesta quinta-feira (30), às 19 horas.
De acordo com o vereador Devanir Ferreira a intenção é criar uma única voz para dialogar e encontrar uma solução para o problema. “É necessário que os pais tomem as rédeas dessa situação e promovam uma conscientização sobre essa prática, educando seus filhos sobre as consequências do uso do cerol”.
Em todos os casos de acidente com pipas o agravante era o cerol. Há ainda um mercado ilegal que disponibiliza a potente linha chilena, feita com base de pó de quartzo e óxido de alumínio que é muito mais cortante, podendo inclusive cortar um cano de PVC.
A utilização do cerol é ilegal, mas é comum ver crianças e até adultos promoverem ‘batalhas’ com a linha incrementada, cujo objetivo é interceptar e cortar a linha da pipa do adversário. Mas as vítimas, na verdade, são pessoas que se lesionam gravemente devido a irresponsabilidade alheia, e uma delas foi Patrícia Martins Julião que é inspetora penitenciária, de 32 anos. Ela teve um corte no pescoço e sofreu graves lesões, na Rodovia Serafim Derenzi, em Vitória.
Vítimas do cerol
Dia 12/07 >> Uma linha de pipa com cerol quase tirou a vida da inspetora penitenciária, Patrícia Martins Julião, de 32 anos. Ela seguia de moto para do bairro Inhanguetá para Santo Antônio, ambos em Vitória, quando teve o pescoço cortado.
Dia 14/07 >> O vendedor Marcelo Henrique de Aguiar também foi atingido por este tipo de linha e teve o pescoço cortado. O acidente ocorreu no bairro Novo México, em Vila Velha, próximo a uma unidade de saúde, onde a vítima recebeu os primeiros socorros.
Dia 16/07 >> Mais um motociclista teve o pescoço cortado por linhas de pipas com cerol, na Grande Vitória. Desta vez, o acidente foi registrado na BR 262, em Jardim América, Cariacica. Noel da Silva Tenente, 31 anos, seguia em direção à Vitória quando foi atingido por uma linha com cerol. Os bombeiros socorreram o rapaz, que foi levado para o Hospital São Lucas, onde foi medicado e já recebeu alta.
Dia 21/07 >> O incidente aconteceu no bairro Morada de Santa Fé, em Cariacica. Ralfe Rodrigues, de 32 anos, passava por uma rua do bairro quando teve seu pescoço cortado pelo cerol. O rapaz foi levado pela UTI do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital São Lucas, em Vitória, e não corre risco de morte.