Sejam jovens, adultos, profissionais ou egressos do Ensino Médio, os alunos possuem um desejo comum: o curso universitário. E foi para atender a esse novo perfil de alunos, cada vez mais conectados, que foi criada a Aula Faesa.
Funciona assim: para que esse “desejo” possa ser concretizado, sem interrupção ou desistência, em paralelo à identificação do aluno, o professor revisa suas práticas, sua docência, de maneira a poder contemplar diversos perfis, trazendo o aluno para a coautoria do processo, chamada de implementação de metodologias ativas.
A utilização de uma plataforma de ensino digital (ambiente virtual de aprendizado – AVA) corrobora para a potencialização da personalização pelo aluno como copartícipe do processo docência/aprendizagem, além de atender tempos e espaços modificados no ambiente escolar, pois expande a aula para além do espaço físico e hora delimitada.
A Aula Faesa oferece aos alunos um aprendizado mais interativo, focado totalmente nas necessidades do estudante, onde a tecnologia é utilizada a favor do conhecimento. Os professores e a infraestrutura da instituição estão preparados para entregar um ensino em rede, onde o aluno passa de um mero receptor de conhecimento para um desenvolvedor corresponsável pela Aula. E a tecnologia, que por muitos é entendida ainda como um problema, algo que desvia a atenção do aluno, é vista como uma ferramenta de apoio ao trabalho do docente na produção do conhecimento.