A falta de policiamento nas ruas de Cachoeiro ainda não deixa os moradores retornar à rotina. As aulas na rede municipal e estadual seguem suspensas. O comércio, aos poucos, está reabrindo as portas. O serviço de transporte está normalizado, mas a frota pode diminuir durante a tarde desta quinta-feira (9), por causa do baixo número de passageiros.
As repartições da prefeitura de Cachoeiro retomaram as atividades internas nesta quinta-feira. O expediente foi suspenso nos últimos dias como medida preventiva diante da instabilidade da segurança pública, ocasionada pela paralisação do policiamento no município.
Voltaram ao trabalho servidores da área administrativa de todas as secretarias e autarquias municipais, mas apenas a Secretaria de Desenvolvimento Social vai realizar atendimento ao público, na Ilha da Luz, das 12h às 18h, com serviços como cadastro em programas sociais, auxílio-funeral e formalização de denúncias de violação de direitos. O Procon Municipal também vai atuar com atendimento ao público, das 12h às 18h.
Continuam suspensas as aulas na rede municipal de ensino e o funcionamento das unidades de saúde, exceto da UPA do bairro Marbrasa, que atende, a qualquer hora, os casos de urgência e emergência. A administração municipal segue avaliando a evolução das condições de segurança para definir sobre a retomada da totalidade dos serviços.
Policiamento
Nesta quinta-feira, vereadores de Cachoeiro e o prefeito Victor Coelho (PSB) estão em Vitória, para se reunir com representantes do Governo do Estado e discutir as medidas para a retomada da segurança pública no município. Pela manhã, foram recebidos pelo secretário da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Junior, e à tarde têm agenda marcada com o governador em exercício, César Colnago.
Além de levar ao governo o decreto, que declara situação de emergência na segurança municipal, a comitiva discutirá o documento enviado ontem pela Câmara ao governador, solicitando um efetivo mais expressivo da Força Nacional, financiamento desburocratizado para comerciantes prejudicados pelos saques e apuração dos delitos cometidos durante os últimos dias.