O Governo do Espírito Santo decidiu manter a suspensão das aulas ou de qualquer atividade pedagógica presencial das escolas pelo menos até o dia 30 deste mês. A medida vale tanto para as unidades públicas de ensino — estadual e municipal — quanto para as particulares. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande, durante um pronunciamento pela internet, na noite desta sexta-feira (03).
O governador, no entanto, frisou que, na terça-feira (07) será lançado um programa de atividades pedagógicas a distância, que começará a ser utilizado no dia seguinte. Esse método de ensino a distância deve ser mantido pelo menos até o dia 30, quando a medida sobre a suspensão das aulas presenciais será reavaliada.
“Nós articulamos um trabalho que envolve transmissão da televisão e de tecnologia, para que a gente possa levar essas atividades a todos os nossos alunos ou à grande maioria deles. Vai ser importante para que a gente tenha os alunos e os professores se movimentando, tendo tarefas, porque não estamos de férias. Estamos em uma situação de atividade não presencial a partir de quarta-feira”, destacou Casagrande.
As aulas estão suspensas no Espírito Santo desde o dia 17 do mês passado, mas algumas escolas permaneceram abertas para atendimento aos alunos. A partir do dia 23, teve início o período de férias antecipadas, que se encerram nesta semana. Por meio de um novo decreto assinado pelo governador, as aulas presenciais permanecerão suspensas pelo menos até o dia 30.
Casagrande anunciou ainda que, como as aulas ainda não serão retomadas, o passe escolar também permanece suspenso, também até o fim do mês. A intenção, segundo o governador, também é de tentar reduzir o deslocamento das pessoas por meio do transporte público.