Geral

Aulas suspensas, unidades de saúde fechadas e linhas de ônibus alteradas após protesto em Vitória

Manifestação dos moradores teve início na manhã desta terça-feira, após um adolescente de 17 anos ser morto durante uma abordagem da Polícia Militar

Manifestantes realizaram protestos em diversos pontos da região do Bairro da Penha, nesta terça-feira Foto: TV Vitória

Por causa dos protestos ocorridos no Bairro da Penha e em regiões vizinhas, nesta terça-feira (25), escolas municipais de Vitória tiveram as aulas suspensas, unidades de saúde precisaram encerrar mais cedo o atendimento ao público e linhas de ônibus sofreram mudanças em seu itinerário.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme), as aulas foram suspensas em seis unidades municipais de ensino da região, sendo cinco em Itararé e uma em São Benedito. 

No primeiro bairro, as escolas que não funcionaram foram: Cmei Theodoro Faé, Cmei Rubens Duarte de Albuquerque, Cmei Santa Rita de Cássia, Emef Ceciliano Abel de Almeida e Emef Otto Ewald Junior. Já em São Benedito não houve aula na Emef Paulo Roberto Vieira Gomes.

Jornalistas foram hostilizados e carro de TV destruído

Ainda de acordo com a secretaria, a Polícia Militar e a Guarda Municipal acompanharam funcionários, alunos e familiares na saída das escolas, pela manhã. A Seme esclarece também que não houve qualquer invasão a nenhuma dessas unidades de ensino. Segundo a secretaria, as escolas que tiveram as aulas suspensas serão orientadas a repor o calendário escolar.

Unidades de Saúde

De acordo com a Secretaria de Saúde de Vitória, duas unidades de saúde, localizadas nos bairros Consolação e Itararé, precisaram fechar as portas mais cedo, por medida de segurança.

Segundo a secretaria, em Consolação o atendimento pela manhã foi feito com apoio da Polícia Militar, para resguardar a segurança de usuários e funcionários. Por orientação da PM, a unidade de saúde foi fechada por volta das 11 horas.

Em Itararé, de acordo com a secretaria, todos os pacientes que estavam na unidade foram atendidos normalmente até as 14h45. Após esse horário, a Semus orientou o fechamento da unidade por medida de segurança. A secretaria informou que todos os pacientes que estavam agendados após este horário serão remarcados e que um vigilante permanece no local informando sobre a decisão. 

Já na Unidade de Saúde do Bairro da Penha, segundo a Secretaria de Saúde de Vitória, o atendimento está normal.

Ônibus

De acordo com a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), por orientação da Polícia Militar, os ônibus municipais que fazem as linhas 172, 031A e 031 B, 074, 073 e 182 mudaram seu itinerário. Segundo a secretaria, os coletivos não estão circulando por dentro dos bairros da Penha, Bonfim e São Benedito e estão seguindo direto pelas avenidas Maruípe e Leitāo da Silva, no itinerário de retorno. 

A Setran informou ainda que está monitorando, de forma online, a situação na região, por meio de GPS.