As atividades acadêmicas e os restaurantes dos campi de Goiabeiras e de Maruípe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) serão retomados nesta quinta-feira (1º). Foram dois dias de suspensão devido às manifestações realizadas por estudantes, que reivindicavam melhorias.
Em mais uma rodada de discussões realizada na noite desta quarta-feira (31) a Administração Central da Ufes e representantes estudantis firmaram um acordo em torno da pauta apresentada visando melhorias nos Restaurantes Universitários e seu fortalecimento como instrumento da política de assistência estudantil e de permanência dos estudantes até concluírem seu ciclo universitário.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os pontos do acordo foram apresentados, tendo como contrapartida a desocupação do prédio da reitoria durante o dia desta quinta-feira e o compromisso dos estudantes de atuarem em conjunto com a Administração Central para reduzir as entradas irregulares (pular roletas) no RU de Goiabeiras.
A reunião foi realizada entre 18h30 e 23 horas nas dependências do Centro de Ciências da Saúde, no campus de Maruípe, com a presença do reitor Paulo Vargas, do vice-reitor Roney Pignaton, de pró-reitores e outros assessores, e de 20 representantes estudantis.
Após a apresentação de uma pauta elaborada pelos estudantes, os pontos foram colocados em discussão isoladamente, tendo sido definidos os seguintes compromissos:
Elaboração de uma proposta, a ser enviada ao Conselho Universitário, de ampliação da margem de gratuidade no RU da atual faixa de até um e meio salários mínimos (critérios previstos em lei que criou o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES) para dois salários mínimos, com recursos próprios da Ufes;
Reativação do Comitê Gestor dos RUs no âmbito do Fórum de Assistência Estudantil;
Melhoria de acessibilidade nos RUs;
Aprimoramento do processo de cadastro por meio de edital de assistência estudantil;
Integração do nome social em todos os sistemas e portais da Ufes;
Ampliação do prazo de autorização temporária e emergencial de acesso gratuito ao RU mediante avaliação socioeconômica;
Realização de estudos acerca da demanda de oferta de jantar no RU de Maruípe.
Foi afirmado aos estudantes que algumas demandas apresentadas requerem a superação das limitações orçamentárias que a Universidade ainda enfrenta atualmente.
A Administração Central informou que se mantém empenhada em buscar soluções junto ao governo federal e em articulação com outras universidades federais para garantir a ampliação do Plano Nacional de Assistência Estudantil.