Na última terça-feira (19), prefeito e representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) estiveram no bairro Zumbi, em visita técnica a área de risco na rua José Antônio Santana, onde fica uma pedreira desativada. O objetivo foi analisar medidas para prevenir acidentes no local.
À beira da encosta, foram construídas moradias que, atualmente, encontram-se em situação de risco, segundo a Defesa Civil Municipal, que chegou a utilizar, nesta semana, um drone foi utilizado para fotografar e gravar a região e, assim, incluir as imagens à análise prévia.
O prefeito ressaltou que a gestão municipal decidiu agir para tranquilizar a população que vive nessa área. “Decidimos solicitar essa avaliação ao DER, que tem expertise nesse tipo de situação, para que possamos buscar soluções para esse caso”, reforçou.
Os próximos passos da prefeitura são o levantamento topográfico da área, o cadastramento das famílias que ali residem e a contratação de uma empresa especializada para elaboração e execução de projeto de estrutura de contenção.
Leandro Camisão do Amaral, que mora na rua José Antônio Santana, frisou que as melhorias que se resultarem dessa iniciativa serão bem-vindas. “Vão trazer mais conforto e segurança para todos nós”, comentou ele.
Reparos e duplicação de ponte em São Vicente são estudados
Ainda pela manhã, os secretários de Obras e de Governo, o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro e os superintendentes do DER-ES seguiram para o distrito de São Vicente, onde, com o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão, visitaram a ponte da Usina São Miguel, cuja estrutura está comprometida.
Foram estudadas possibilidades técnicas como serviços de reparo e proteção das aberturas do piso e duplicação da ponte. A etapa posterior será a elaboração de projetos para viabilizar as melhorias necessárias e a definição da responsabilidade de execução das obras e, também, de custos.