Uma das piores dores enfrentadas pelas pessoas é a perda de um ente querido, e quando essa perda vem acompanhada da falta recursos, a dor torna-se ainda maior.
Pensando nas condições dessas pessoas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem beneficiado moradores de Cariacica, com o Auxílio Funeral. O plantão de atendimento que antes era feito das 8h às 22h, agora é realizado 24 horas, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O serviço ganhou um novo formato após portaria publicada no Diário Oficial do último dia 07, além da ampliação do horário de atendimento, agora o serviço conta com novos números e será ofertado, exclusivamente, por telefone, enquanto durar a pandemia.
“Nosso objetivo é atender aos munícipes com mais celeridade nesse momento difícil que estamos atravessando. Este é um serviço que já disponibilizávamos para o público atendido pela Assistência, agora ampliamos o tempo de atendimento, pensando também em minimizar o tempo de espera caso o óbito ocorra na madrugada”, explica a secretária de Assistência Social, Solismara Tosato.
Para a obtenção do benefício deverão ser apresentados original e cópia do RG, CPF, comprovante de domicílio no município, certidão de nascimento dos membros familiares menores de 18 anos e comprovante de renda e/ou carteira de trabalho dos membros maiores de 18 anos. A certidão de óbito é um documento obrigatório no processo, mas não sendo possível a entrega no ato de concessão do benefício, a família deve entregar em, no máximo, sete dias úteis.
O amparo é disponibilizado às famílias com renda por cabeça igual ou inferior a meio salário mínimo, considerando a situação de vulnerabilidade social dos usuários mediante parecer técnico.
Os munícipes que necessitarem do serviço devem ligar para os telefones 98148-0334 e 98148-0332, de domingo a domingo, incluindo feriados, a qualquer hora do dia ou da noite.