Geral

​Aves exóticas e silvestres são apreendidas na feira de Aribiri, em Vila Velha

O comerciante das aves exóticas foi autuado por crime ambiental pelo Ibama e pela fiscalização de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha

Foto: Prefeitura de Vila Velha

Um total de 36 aves, sendo 11 silvestres (coleiros) e 16 aves exóticas (agapornis), foram apreendidas durante uma ação da Prefeitura de Vila Velha, o Ibama e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, no bairro Aribiri, em Vila Velha, neste domingo (19).

A ação foi instruída pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo. O objetivo era o combate aos maus-tratos e ao comércio ilegal de aves na feira de Aribiri. 

Durante a operação, foram apreendidos animais silvestres e exóticos, que eram mantidos irregularmente em cativeiro e expostos à venda de forma ilegal, sem qualquer tipo de registro ou licença.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Após a apreensão, as aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-IBAMA), no bairro Barcelona, na Serra. Já o comerciante das aves exóticas foi autuado por crime ambiental pelo Ibama e pela fiscalização de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha.

O médico veterinário Celso Christo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, relatou que os animais exóticos e silvestres apreendidos não estavam em conformidade com a legislação ambiental vigente. “Essas ações são muito importantes para garantir o bem-estar dos animais e evitar que crimes dessa natureza sejam cometidos em nossa cidade.”

Já o secretário municipal de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel, ressaltou a parceira com outros órgãos no combate aos maus-tratos de animais.

“A ação realizada é uma demonstração clara do compromisso da gestão em combater os maus-tratos e o comércio ilegal de aves. Trabalhamos em parceria com diversas entidades para garantir que a legislação ambiental seja respeitada. Nossas ações visam sempre proteger nossa fauna e preservar o bem-estar animal”

Ao se deparar com situações que configuram crime contra o meio ambiente, o cidadão pode utilizar o telefone do Disque-Denúncia 181 ou pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br, ou ainda os canais da Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 162.

Laís Magesky, editora de distribuição de redes sociais
Laís Magesky

Editora de Distribuição de Conteúdo

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.