Um avião da Azul Linhas Aéreas, vindo de Minas Gerais, atropelou e matou três capivaras que invadiram a pista do Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo. A colisão foi registrada na segunda-feira (24), no momento do pouso.
Segundo a concessionária Zurich Airports, que administra o Aeroporto de Vitória, logo após a colisão as carcaças dos animais foram recolhidas pela equipe do aeroporto.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram
Após o incidente, o tráfego de aeronaves no local foi direcionado momentaneamente para a pista 06/24 (Goiabeiras), enquanto ocorria a limpeza do local, mas ainda à noite as operações retornaram para a pista 02/20.
“A equipe de manejo de fauna do aeroporto, que realiza monitoramento e afugentamento constante de espécies que possam causar incidentes, acompanhou a ocorrência”, destacou a Zurich.
A Azul destacou que a aeronave que fazia o voo AD2910 (Belo Horizonte x Vitória) colidiu em capivaras que invadiram a pista durante o pouso.
“A aeronave não sofreu danos e o desembarque dos Clientes aconteceu normalmente”, finalizou a nota.
Biólogo explica presença das capivaras
O biólogo Daniel Gosser Motta, mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), descreve que a região do Aeroporto de Vitória é caracterizada pela “Mata Paludosa”, formação vegetal encontrada próximo às restingas ou manguezais.
“Por ser um ambiente de transição entre áreas verdes, muitos animais habitam essa região, entre eles as capivaras, já que no território do aeroporto há corpos d’água. Com isso, há presença desses grandes roedores”, narra o biólogo.
Com isso, Daniel Motta destaca que, com a proximidade dos habitats com a pista do aeroporto, “não é surpresa que as capivaras apareçam na pista”.
LEIA TAMBÉM: Demolição das cabines: veja alterações no trânsito da 3ª Ponte