Um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu perto da Base Aérea de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, no início da tarde desta terça-feira (22).
A aeronave estava participando de um treinamento, e o piloto conseguiu realizar o procedimento de ejeção da aeronave.
LEIA TAMBÉM:
>> 6 dicas para evitar golpes e fraudes na compra de viagens e passagens baratas
>> Governo divulga nova lista com 12 marcas de azeites impróprias para consumo
>> Após vazamento, Crea encontra falhas em poço de petróleo no ES
A assessoria de comunicação da FAB informou que o caça F-5M caiu em uma área de mata, próxima a algumas casas.
O piloto, após conseguir se ejetar, foi atendido e passa bem. “Direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB”, informou a instituição em nota.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado pela FAB para conter as chamas. A vegetação também pegou fogo, provocado pelo querosene da aeronave.
Caça apresentou problema nos motores
Relatos iniciais indicam que, logo após a decolagem, o caça apresentou problemas nos motores. De acordo com testemunhas, foi possível avistar um paraquedas, indicando que o piloto conseguiu se ejetar da aeronave.
Vídeo mostra o momento da queda e uma bola de fogo em seguida. Veja as imagens:
Aeronave participava de exercício
Conforme oficiais da FAB ouvidos pelo Estadão, a aeronave envolvida no acidente participava de operações relacionadas ao Cruzex, que é um exercício operacional multinacional previsto para o período de 3 e 15 de novembro.
Na ocasião, militares e aeronaves de países da América do Sul, Europa e América do Norte participam de simulações de guerra com modelos diversos de caças. Além do Brasil, há participantes de mais 14 países.
Momentos antes da queda da aeronave, outros aviões foram vistos em treinamento na região.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar no combate a um incêndio que atingiu a vegetação, após a queda do caça, em uma área próxima a condomínios residenciais.
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) vai investigar o acidente para identificar as possíveis causas da queda do avião.