Geral

Bailey: anúncio sobre vacina pode reduzir incertezas, mas não chegamos lá

Presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey afirmou nesta quinta-feira, 12, que o anúncio da Pfizer de resultados preliminares positivos de sua vacina e a perspectiva de que esta se materialize são “obviamente uma boa notícia”. Ele disse que a vacina pode ajudar a reduzir incertezas, mas ponderou que “ainda não chegamos lá”.

Bailey falou em evento virtual do Banco Central Europeu (BCE), com a presença da presidente da instituição, Christine Lagarde, e do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell.

O presidente do BoE foi questionado sobre as complexas negociações comerciais entre Reino Unido e a União Europeia, após o Brexit, mas disse que não iria especular sobre se haverá ou não acordo. Bailey afirmou, de qualquer modo, que o sistema bancário do país tem lidado bem com a crise até agora e está preparado também para o Brexit. O melhor resultado possível, segundo ele, seria um acordo com o bloco, que poderia gerar uma “onda de boa-vontade”, e a falta dele geraria preocupação.

O dirigente considerou ainda que a crise atual traz problemas para a economia, mas afirmou que as cicatrizes para ela podem não ser de longo prazo, como temem alguns.