Geral

Bairro recordista de casos de coronavírus no ES, Praia da Costa terá desinfecção reforçada

Com 130 casos registrados de covid-19 até o momento, bairro ultrapassou Jardim Camburi, em Vitória, como o com maior número de infectados

Foto: TV Vitória

Liderando desde quarta-feira (6) o ranking dos bairros com mais registros de casos de coronavírus no Espírito Santo, segundo o painel digital da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Praia da Costa, em Vila Velha, terá o trabalho de desinfecção das vias públicas intensificado pela prefeitura. A intenção é tentar reduzir o índice de contaminação na região.

Segundo o subsecretário de Serviços Urbanos de Vila Velha, Renzo Mendes, outros bairros da orla também receberão o serviço, mas ele será intensificado na Praia da Costa, que ultrapassou Jardim Camburi, em Vitória, como bairro com mais número de infectados pela covid-19 do estado, com 130 casos.

“Temos feito a desinfecção da orla e estamos adentrando para as ruas do bairro. Isso para tentar diminuir esse coeficiente, que mostra que a Praia da Costa tem o maior número de infectados. Mas a gente conta muito com o apoio da população, para que ela se conscientize e fique em casa”, ressaltou Mendes.

O subsecretário afirmou ainda que todas as cinco regiões da cidade, recordista de casos de coronavírus no Espírito Santo, com 936 registros, também recebem equipes de limpeza e desinfecção. Com uma mistura de água, cloro e desinfetante, o trabalho é feito por agentes e também com carros-pipas.

“Estamos passando nos principais comércios, onde a população está mais frequentando, que é supermercado, farmácia. Hoje, com o pagamento do auxílio emergencial, estamos fazendo a desinfecção de todas as agências da Caixa Econômica. A equipe da Prefeitura de Vila Velha passa álcool em gel nas mãos das pessoas que vão entrar, oferece a máscara para as pessoas que não têm, para poder adentrar nas agências também”, citou.

Outros municípios da Grande Vitória também estão realizando frequentemente o serviço de desinfecção das vias públicas. Na capital, que já registrou 781 casos de coronavírus, a mistura de água, cloro e desinfetante também é usada. Segundo o secretário executivo da Central de Serviços de Vitória, Marcos Aranda, todos os bairros estão sendo atendidos.

“Nós estamos fazendo em todos os bairros a desinfecção de equipamentos públicos, quais sejam escadarias, corrimãos, calçadas, abrigos de pontos de ônibus, calçadas de supermercados e hospitais, fazendo a higienização em locais de grande aglomeração de pessoas. A gente vem também dando apoio às polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros”, destacou.

Em Cariacica, onde 525 moradores já foram infectados pelo novo coronavírus, mesmo com o aumento de registros nos últimos dias, o esquema de trabalho permanece o mesmo desde quando começou, no dia 25 de março. A prefeitura garante que o trabalho é feito de segunda a sexta-feira, três vezes por dia, sempre em local específico, como praças públicas, ruas com maior movimentação de pessoas e também nas proximidades dos terminais do Transcol, de supermercados, unidades de saúde e farmácias.

“A gente está fazendo um rodízio na cidade e, até agora, foram atendidos 28 pontos de higienização. O principal objetivo é diminuir a circulação do vírus na cidade. A gente utiliza o sanitizante à base de água e cloro, que tem essa função de higienizar e evitar que o vírus circule na cidade”, afirmou o assessor técnico da Secretaria de Serviços de Cariacica, Renato Terra.

Já na Serra, município capixaba com maior número de mortos por covid-19, com 50 registros até o momento, a prefeitura informou, por meio de nota, que está fazendo uma força-tarefa de limpeza de ruas, entorno de UPA’s e outros locais com maior circulação de pessoas. A ação, segundo a administração municipal, é feita diariamente com um concentrado de cloro.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV