As equipes da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos (Semoisp), de Guaçuí, seguem com a limpeza e reparos de locais prejudicados pelas consequências do temporal que atingiu o município na noite do último sábado (4).
A forte chuva causou vários danos e trouxe muitos transtornos para a população na zona urbana e rural. O volume de água foi maior do que o previsto e caiu durante horas, fazendo córregos transbordarem, além de deixar ruas alagadas e prejuízos para alguns moradores.
Nesta segunda-feira (6), o serviço continua a ser realizado. “Estamos trabalhando e pedimos a compreensão de todos os moradores porque vamos solucionar todos os problemas o mais rápido possível, o que depende muito da chuva dar uma trégua”, afirma o secretário da Semoisp, Marcello Lougom Rodolfo.
Um dos locais mais atingidos fica no bairro Vale do Sol, onde o ribeirão subiu e a água invadiu algumas residências. A força da água também levou um muro de contenção feito de rip rap (sacos cheios com material que os transforma em blocos de concreto) que foram parar dentro do curso de água, e já foi retirado pela Prefeitura.
Palmeira
Um dos locais que apresentou um problema mais sério fica no bairro Palmeira. Segundo a Semoisp, no local, existe um problema antigo, devido a uma rede que recebe esgoto e águas pluviais ao mesmo tempo. Isso teria sido agravado por outro problema numa drenagem de responsabilidade do DNIT e também quanto à terra que desceu de um novo loteamento que está sendo feito na região, diante da grande quantidade de chuva.
Com isso, a Prefeitura de Guaçuí vai iniciar uma obra para separar a rede pluvial, deixando a antiga apenas para esgoto, num trecho de 140 metros de extensão, utilizando manilhas 0.60, além da construção de vários bueiros para melhorar o escoamento da água. Quanto a problemas ocorridos às margens de rios e córregos, será necessário aguardar o nível da água abaixar para poder realizar os serviços.