Como forma de compensação ambiental para a implantação do sistema BRT, serão plantadas mais de 800 mudas de árvores de diferentes espécies em alguns bairros da capital, como oiti, samambaia e clerodendro. A medida foi anunciada durante um dos encontros de interlocução com os municípios.
O primeiro bairro a receber as mudas é a Praia do Suá, com 70 espécies. Bento Ferreira, Andorinhas, Gurigica, Itararé, Praia do Suá, Santa Lúcia e Santa Luiza também serão contemplados. A ação de plantio vai começar nesta terça-feira (5), às 8 horas, no entroncamento da rua Ferreira Coelho com a avenida César Hilal.
As obras na via integram o projeto desenvolvido pelo Governo do Estado para a implantação do corredor exclusivo de ônibus (BRT). Algumas espécies que existem atualmente na Leitão da Silva vão precisar ser retiradas. O trabalho está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) em parceria com o Governo.
A empresa que fará o plantio seguirá as diretrizes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras e Desenvolvimento Urbano, quanto a fiação área, largura da calçada, posição dos postes, pontos de ônibus, bueiros e outros mobiliários urbanos, para que a espécime possa crescer sem causar problemas para a cidade.