A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou, nesta quinta-feira (02), o balanço da fiscalização realizada na estradas federais, durante o feriado de Ano Novo, entre os dia 28 de dezembro e 1 de janeiro.
Segundo os dados, o número de acidente diminuiu, em relação ao ano passado, mas foi registrado crescimento expressivo no número de infrações envolvendo falta do uso de cinto de segurança. No total, 2.779 veículos foram fiscalizados, nas estradas federais que cortam do Espírito Santo.
Acidentes
A PRF registrou menos acidentes de trânsito, em relação ao ano passado. Em 2019/2020, foram registrados 31 acidentes, contra 35 acidentes, registrados no mesmo período do ano anterior.
Feridos e mortos
No que diz respeito ao número de feridos, também foi observado diminuição quando comparado ao ano anterior, sendo 49 em 2018/2019, para 45 casos neste ano. Já o número de mortos permaneceu inalterado. No feriado do ano passado, uma morte foi registrada. Neste ano, o número permanece, entretanto, o óbito registrado este ano não foi instantânea, ou seja, a vítima não morreu no local do acidente, mas em uma unidade hospitalar.
Infrações
Também houve queda no número total de infrações. No ano passado, foram registradas mais de 2 mil ocorrências. Já este ano, o número foi de 1.977. Entretanto, as ocorrências de falta de cinto se segurança tiveram um aumento expressivo de 34,59%. 219 flagrantes foram registrados este ano, contra 159, no ano passado.
A redução de ocorrências também foi observada em relação ao uso de bebida alcoólica e ultrapassagens violentas.