O Balanço Geral comemora 14 anos na tela da TV Vitória / Record TV nesta quinta-feira, dia 1º. Com foco no jornalismo comunitário, o telejornal oferece ao telespectador um cardápio variado, com notícias do Espírito Santo, quadros exclusivos e companhia para a hora do almoço, tendo como principal marca sua linguagem clara, simples e acessível.
Ao longo dos anos, muitas foram as evoluções do telejornal. Quadros de entretenimento e serviço foram criados, como o “Eitaa”, o “SOS Balanço” e o “Sofazão”, que trazem mais dinamismo ao telejornal, que pode ser assistido por toda a família.
O constante trabalho da equipe do Balanço Geral, com visão voltada para a sociedade, também reflete diretamente na forma como ele é percebido pelo público.
Para o apresentador Michel Bermudes Auer, mesmo que os assuntos policiais sejam uma grande parte do conteúdo, eles são equilibrados com outras temáticas para que o telejornal fique mais leve e proporcione um serviço à população.
“O jornalismo comunitário é o jornalismo que mais me encanta porque ele se aproxima da realidade das famílias. Chegamos onde mais dói, onde faz falta. Mostramos, cobramos e depois voltamos para ver o resultado. O jornalismo tem uma função primordial de fiscalizar, e, muitas vezes, nos esquecemos disso”, completa.
Há quase um ano no comando do Balanço Geral, Michel acredita que seu olhar curioso também contribui para ele ter tanta sinergia com o telejornal.
“Sempre fui um jornalista fora do comum. Tenho muito interesse pelas histórias. Tento apresentar o jornal como se estivesse conversando com amigos ou familiares. Sinto o jornal junto com quem está em casa, e nada é ensaiado. São mais de duas horas ao vivo, e nesse tempo me emociono, me revolto e fico feliz. Estar à frente do Balanço é um exercício de empatia”, diz.
O jornalismo do Balanço Geral é muito marcante, com uma identidade própria. Para a diretora do programa, Marcella Lage, todo o tempo da equipe é dedicado a ouvir e entender todas as partes da notícia.
“Nestes 14 anos, passamos por diversas transformações, e as mudanças farão parte de toda a nossa existência. O tempo apenas nos favoreceu a estar cada vez mais próximos dos capixabas. Antes, estávamos apenas na televisão, hoje estamos em todas as plataformas digitais e presentes nas comunidades”, diz.
Os quadros do Balanço Geral ajudam a compor a dinâmica do telejornal, e cada um deles trata de uma temática, formando um programa variado e diverso, para todos os públicos.
O “SOS Balanço”, por exemplo, traz o jornalismo como ponte entre as demandas da população e as autoridades. O “Sofazão” diverte o público aos sábados e, na mesma linha, o “Eitaa” traz as últimas notícias sobre o mundo dos famosos e eventos no Espírito Santo.
Público fiel
Acontecimentos marcantes, como a greve da Polícia Militar do Espírito Santo em 2017 e a pandemia de covid-19 trouxeram novas reflexões ao telejornal. Nessas épocas, houve aprimoramentos no formato e na entrega de informações.
“Às vezes nos flagramos emocionados com as diversas histórias que contamos diariamente. A marca do programa também é a irreverência, que desperta a criatividade do público fiel. Em junho de 2016, por exemplo, contamos o caso de um dono de uma lanchonete que batizou os sanduíches com os nomes e apelidos da equipe do jornal. Participamos de casamentos, nascimentos, reencontros e muito mais”, conta Marcella.
A assistente social Rita de Cássia Santiago é uma representante do público fiel do Balanço Geral. Ela acompanha o programa há muitos anos e fica comovida quando assiste a alguma matéria que trata de enchentes, por exemplo.
“O Balanço Geral move céus e terras para arrecadar recursos materiais e proporcionar mais dignidade a essas pessoas, melhorando sua qualidade de vida e aumentando sua autoestima. É um meio pelo qual temos conhecimento dos acontecimentos do nosso estado e uma forma de assistência à população”, diz.
Liderança em audiência no Espírito Santo
Liderança tem sido a pauta principal do Balanço Geral nos últimos meses. O telejornal tem sido, de forma recorrente, líder de audiência entre os capixabas em seu horário, segundo o Ibope. De acordo com o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni, o sucesso do Balanço Geral deve-se ao trabalho, esforço e talento das pessoas que fazem o programa acontecer.
“Essa liderança representa a força da marca, que foi conquistada com a confiança dos nossos telespectadores. O Balanço Geral se posiciona como um elo entre os acontecimentos da sociedade e o telespectador e cumpre um papel muito importante de trazer resultados muito positivos e que impactam diretamente a sociedade. Esse jornalismo de resultado do programa, aliado ao comprometimento e, ao mesmo, tempo, descontração e leveza, é que são a marca do programa, e a gente tem muito orgulho disso.”
Missão
O propósito da TV Vitória / Record TV de se comunicar de forma empática e próxima com o público não se restringe ao Balanço Geral. Os demais programas também têm a missão de conectar pessoas, e a grade de programação é montada para atingir o público de maneiras diversas, com cada programa da cumprindo um papel e possuindo uma comunicação única.
Para o superintendente de Conteúdos da Rede Vitória, Alexandre Carvalho, o Balanço Geral corrobora com a ideia de oferecer informações para que as pessoas tomem melhores decisões em suas vidas.
“Temos quatro palavras fundamentais no jornalismo da TV Vitória / Record TV: informar, inspirar, educar e entreter. Se todo o nosso trabalho for feito nessa base, o público terá informações que melhoram suas vidas”, completa.
A informação dedicada ao público é o produto principal dos telejornais da TV Vitória / Record TV, e para se aproximar cada vez mais desse público, a equipe investe em pesquisa e conhecimento dos telespectadores. O gerente de Conteúdo da Rede Vitória, Thiago Bruniera, explica que tudo no Balanço Geral, desde o conceito até seu formato e linguagem, é baseado em dados.
“Cada detalhe do Balanço Geral é pensado com base em pesquisas e dados. Decidimos a partir do que tem mais aderência com nosso público”, diz.
Thiago também credita o sucesso do Balanço Geral à equipe que trabalha diariamente para levar o telejornal ao ar.
O aniversário de 14 anos do Balanço Geral é ainda mais especial porque marca a coroação de muitos resultados positivos que o programa vem tendo recentemente, principalmente com a estreia de Michel na apresentação.
“Temos no Balanço Geral os dois melhores comunicadores do Estado: Michel Bermudes, de segunda a sexta, e Amaro Neto, aos sábados. Temos uma equipe extremamente comprometida em tentar, de fato, ajudar as pessoas. Essa é a maior satisfação que a gente pode ter”, afirma Alexandre.