Geral

Baleia de espécie rara encalha em praia de Itapemirim

De acordo com o especialista, Bruno Berguer, os técnicos que estiveram no local não conseguiram identificar a espécie do animal, contudo, afirmou ser uma baleia rara

Baleia de espécie rara encalha em praia de Itapemirim Foto: Divulgação

Uma baleia de 5,70 metros foi encontrada morta em uma praia do município de Itapemirim na manhã desta terça-feira (14). Segundo o especialista em mamíferos aquáticos, Lupércio Barbosa, o animal encontrado é uma baleia bicuda de espécie rara.

Lupércio Barbosa informou que este é o segundo registro deste tipo de animal no Espírito Santo. A outra ocorrência aconteceu há cerca de quatro anos e a baleia era maior do que a encontrada em Itapemirim.

De acordo com o o biólogo Bruno Berger Coelho, do Centro Especializado em monitorar e resgatar animais marinhos, o CTA, os técnicos que estiveram no local não conseguiram identificar a espécie do animal.

“O bicho não é comum, é bem raro”, frisou o biólogo. Ele foi retirado da praia e encaminhado para necropsia, onde será possível detectar o peso e a causa da morte. Porém, alguns ferimentos podem ter sido ocasionados por indivíduos da mesma espécie tentando ajudar.

Em duas semanas, esta é a quarta baleia encontrada morta no litoral capixaba. No dia cinco de outubro, duas baleias Jubarte foram encontradas: uma em Camburi, na Capital, e outra em Linhares, na região Norte do Estado. Na última segunda-feira (13), outra Jubarte foi encontrada em Guriri, norte do Espírito Santo.