As duas baleias encontradas mortas em praias da Grande Vitória foram removidas neste domingo. A primeira a aparecer foi um um filhote de aproximadamente 3,5 metros de comprimento, encontrado morto em uma região de pedras em Carapebus, na Serra. A notificação ao Instituto Orca ocorreu por volta das 15 horas deste sábado (01).
A outra baleia, também do tipo Jubarte, foi encontrada morta logo pela manhã de sábado, na Praia da Areia Preta, no Centro de Guarapari. Logo após a descoberta, equipes do Corpo de Bombeiros foram até o local juntamente com representantes do Instituto Orca e da CTA – Serviços em Meio Ambiente.
Segundo a Prefeitura da Serra, a carcaça do animal foi removida do local para ser enterrado em um local adequado. Em Guarapari, seguindo orientações do Instituto Orca, o corpo da baleia foi rebocado para alto mar, onde servirá de alimento para outras espécies.
De acordo com o diretor e pesquisador do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, encontrar animais encalhados nesta época do ano é comum, devido ao movimento migratório para reprodução. Além dos dois animais encontrados neste sábado, Lupércio acredita que o número deve aumentar até o final da temporada de reprodução. “Sempre nessa época do ano, período de migração, os animais atravessam o mar da região sul para a zona tropical. Estamos só no começo do período. Até outubro ou novembro, outros casos como esse deve se repetir”, ressalta.