As primeiras baleias jubarte já foram avistadas na costa de Vitória, marcando a chegada dos animais na região. A temporada de observação dos mamíferos marinhos terá início no próximo mês de junho, com término em outubro, segundo dados do Projeto Amigos da Jubarte.
Durante o período, é estimado que milhares de baleias jubarte migrem para a área, que possui águas quentes e tranquilas. Os animais realizam o trajeto em busca de reprodução e alimento.
Atração turística anual
A espécie de baleias tem sido cada vez mais avistada no local por moradores e turistas. Acerca da frequência destes encontros, o diretor do Instituto “O Canal”, Sandro Firmino, explicou a importância da costa do município.
“Os estudos mostram que Vitória foi a porta de entrada de mais de 20 mil baleias jubarte em 2022, podendo crescer esse ano. A expectativa deste ano é chegar a 1.500 turistas. Isso gera mais de meio milhão de reais para toda a cadeia produtiva do turismo náutico de observação de baleias”, explicou.
Conservação ambiental e a espécie Jubarte
Além da atração turística, a temporada de observação na cidade é uma oportunidade essencial para pesquisadores, biólogos e cientistas analisarem o comportamento das jubartes, coletarem dados e contribuírem para a conservação marinha, segundo o Projeto.
As baleias jubarte chegam a até 15m de comprimento e são conhecidas pelos grandes saltos e cantos complexos. Animais machos emitem melodias que podem ser ouvidas a muitos quilômetros de distância. Essas e outras características marcantes atraem especialistas que procuram entender a comunicação destes mamíferos marinhos.
Para Marina Zanchetta, moradora e professora de educação infantil, o passeio de observação de baleias foi uma experiência marcante.
“Sempre tive uma curiosidade muito grande sobre conhecer baleias em seu habitat. Logo no primeiro passeio que fiz em 2018, teve uma coisa que me marcou muito. O capitão da embarcação disse que a partir daquele momento, a qualquer hora, poderíamos avistar uma baleia. Pensei: Como assim? Navegamos 40 minutos pra dentro do mar e já vamos poder ver baleias? Foi quando eu vi um esguicho, tipo um chafariz. Quando nós vimos, o barco todo gritou de emoção, e naquele dia vimos 9 baleias. Desde então, todos os anos eu faço um passeio.”
Além dos animais, a professora destacou o aspecto histórico e educativo do passeio. saltos. “Eu pude aprender um pouquinho mais sobre a vida marinha dos animais que vão acompanhando o barco. Aparece golfinho, aparece tartaruga, diversas aves. Para os turistas, os guias vão mostrando os nossos morros, Jesus de Nazareth, mostram as ilhas, o Convento da Penha. E até para os próprios moradores de Vitória, eles mostram um ponto de vista diferente, para apreciar as paisagens da nossa cidade.”
Interessados em programar um passeio ou tirar dúvidas sobre os preços, podem acessar mais informações no endereço eletrônico www.queroverbaleia.com ou entrar em contato com o Projeto Amigos da Jubarte.