Após a forte onda de calor que passou o país, muitas de pessoas buscaram refúgio nas praias para amenizar o calor escaldante. Em fevereiro, o Espírito Santo registrou o dia mais quente de 2024, cravando 38°. Mas, segundo o Incaper, a sensação térmica chegou a 45°.
Buscando alívio nas águas refrescantes, os veranistas têm um motivo adicional para comemorar: a temporada de praias está oficialmente aberta, e as águas estão mais convidativas do que nunca.
No entanto, o que deveria ser um momento de lazer e descontração se transformou em alerta para a saúde pública.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O último relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (12) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Departamento de Saneamento Ambiental (DAS), revelou que 9 parais praias do município da Serra, estão classificadas como impróprias para banho.
A avaliação é feita semanalmente, por meio da coleta de amostras de água nos pontos e análise laboratorial para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes.
O levantamento é válido até 19 de abril. O monitoramento é feito em 26 pontos de estudo.
LEIA TAMBÉM: Ossada humana é encontrada em caçamba de lixo em Vila Velha
Confira a lista de pontos impróprios para banho
– Nova Almeida (altura do Cerimonial da Orla);
– Barrote (praia de Jacaraípe);
– Jacaraípe (altura do supermercado Casagrande);
– Jacaraípe (altura do quiosque Mega Top);
– Foz do Irema;
– Foz do rio Reis Magos;
– Foz do Córrego Maringá;
– Foz do rio Guaxindiba;
– Lagoa de Carapebus.
Todos os lugares de pesquisa contam com placas de sinalização instaladas nos pontos de coleta indicando a qualidade da água. O relatório completo pode ser conferido no site da Prefeitura da Serra.
LEIA TAMBÉM: Menina de 2 anos engasga e é salva por bombeiros em Aracruz