Durante a madrugada desta sexta-feira (30), três agências bancárias no Centro de Santa Leopoldina, na região Serrana do Espírito Santo, foram alvos de criminosos. Segundo moradores da região, homens fortemente armados provocaram terror na cidade.
As agências do Banco do Brasil, Banestes e Sicoob ficaram destruídas após as explosões. Por conta disso, o atendimento nas agências precisou ser suspenso nesta sexta-feira para que as equipes de investigação realizassem a perícia nos locais.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Segundo as agências bancárias, os clientes que precisarem de atendimento pode buscar outras agências em cidades vizinhas. Veja abaixo:
BANCO DO BRASIL
De acordo com o Banco do Brasil, a agência de Santa Leopoldina foi temporariamente interditada para a perícia. As equipes de engenharia do banco serão deslocados até o município para avaliação dos danos à estrutura da unidade, que foi parcialmente destruída durante o ataque.
LEIA TAMBÉM: Prefeito de Santa Leopoldina compara assalto a bancos aos crimes de “novo cangaço”
Ainda não há previsão para normalização do atendimento no município. Os clientes e usuários de Santa Leopoldina podem buscar atendimento alternativo nas cidades de Santa Maria do Jetibá, na região Serrana, e em Cariacica, na região Metropolitana.
BANESTES
O Banestes, por sua vez, ressaltou que está colaborando com os trabalhos das equipes de Segurança Pública para investigação do ocorrido. O atendimento na agência de Santa Leopoldina também está suspenso.
Segundo o banco, quem precisar dos serviços deve priorizar o uso do aplicativo Banestes e do Banestes Internet Banking para efetuar pagamentos, transferências entre contas, consultar saldos, contratar empréstimos, além de outros serviços.
LEIA TAMBÉM: Roubo a bancos em Santa Leopoldina: criminosos derrubaram árvore e furaram pneus de viaturas
Os clientes também podem buscar atendimento alternativo nas agências e caixas eletrônicos de Cariacica-Sede, Serra e Fundão, na região Metropolitana, e em Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, na região Serrana.
SICOOB
O Sicoob informou que a ação foi registrada pelo sistema de monitoramento. As imagens foram disponibilizadas para as autoridades policiais que investigam o caso.
Segundo o banco, até que sejam finalizados os reparos na unidade, os associados podem realizar transações pelos canais digitais e nas agências mais próximas, de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, ambas na região Serrana.
A cooperativa afirmou que ainda providenciará um espaço de atendimento provisório em Santa Leopoldina.
Vídeo mostra ação de criminosos: entenda o que ocorreu em Santa Leopoldina
Em entrevista ao ES no Ar, da TV Vitória/Record TV, o secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Marcos Celante, relatou como foi a ação dos criminosos no município, que contou com dinamites e armas pesadas, como fuzis.
“Por volta de 1h da madrugada, oito a dez criminosos, ainda estamos confirmando esse número, em dois a três veículos, chegaram na cidade. Inicialmente, na Estrada de Barra de Mangaraí, eles tomaram um motorista como refém. O caminhão dele foi colocado atravessado na pista. O motorista foi levado ao Centro”, disse.
De acordo com o secretário, os suspeitos também usaram troncos de árvores para bloquear outros acessos ao município.
“Eles tentaram acessar o Destacamento da Polícia Militar, mas não obtiveram êxito. Eles dispararam tiros de fuzil contra os pneus das viaturas. Os policiais que estavam no local acionaram o reforço. Imediatamente, o Batalhão de Missões Especiais e da Força Tática de Cariacica vieram para o município”, disse.
LEIA TAMBÉM: Câmeras registram momento que grupo armado chega em Santa Leopoldina. Veja!
Durante a ação, os criminosos efetuaram vários tiros e provocaram explosões na cidade.
“Antes da chegada do reforço policial, houve explosão em três bancos, Sicoob, Banestes e Banco do Brasil. As esquipes de investigação já estão no local, tentando identificar imagens e informações que ajudem a identificar esses criminosos.”
Ainda segundo o secretário, uma dinamite foi encontrada nesta manhã em uma das agências. O esquadrão anti-bombas foi acionado e esteve no local. O artefato foi retirado e detonado com segurança.
Carros que podem ser de criminosos foram encontrados incendiados na Grande Vitória
As investigações e as diligências da Delegacia Especializada de Roubo a Bancos do Departamento Especializado de Investigação Criminal (Deic) estão em andamento.
Segundo a polícia, dois veículos que teriam sido usados no crime forma encontrados incendiados em Viana e em Cariacica, na Grande Vitória. Buscas para localizar os suspeitos estão em andamento e, até o momento, nenhum suspeito foi detido.
A Polícia Civil destacou que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181. A ligação é gratuita e pode ser realizada em qualquer município do Estado. Todas as informações fornecidas são investigadas.
Além da Polícia Civil, a Polícia Federal acompanha o caso. O superintendente enviou uma equipe para o local nas primeiras horas da manhã para acompanhar de perto o caso. No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa, ainda não há informações que possam ser divulgadas.