Bancos de leite humano estão com estoques baixos no Espírito Santo, algo corriqueiro no final do ano. No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, só existem 12 litros disponíveis, sendo que a necessidade é de 70 litros por semana. As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nas últimas semanas também contribuíram para a queda.
“Eu passei por situações com amigas que tiveram seus bebês salvos por esse leite. Vi várias crianças que tiveram ganho de peso através dele e em muitas o leite fez toda a diferença. E não está fazendo falta para o meu bebê, quanto mais eu doo, mais leite eu produzo”, contou Simone Zanette, mãe do bebê Nicolas, de três meses.
A pediatra responsável pelo banco de leite do Himaba, Angélica Carvalho, demonstra preocupação com o baixo número de doações. “Na rota que a gente teve hoje do banco de leite, a gente só teve seis doadores. Isso é muito abaixo do que a gente costuma ter, às vezes a gente tem de 10 a 12. Tem mais de 30 crianças precisando de 70 litros de leite por semana”, afirma.
Quem mora em Vila Velha, no caso do Himaba, não precisa sair de casa para doar leite. Basta um telefonema e uma pessoa vai até a residência da doadora para fazer a coleta. “A gente vai pedir os exames necessários para fazer o cadastro e aí a gente vai lá pegar o leite”, explica a pediatra.
Além do Himaba, é possível doar para os bancos de leite de Vitória, no Hospital Santa Casa, no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), e no Hospital Infantil, que hoje funciona no Hospital da Polícia Militar (HPM). Na Serra, há posto de coleta no Hospital Dório Silva.
*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV