Geral

Barra de São Francisco decreta situação de emergência após enchente

O decreto, emitido nesta terça-feira (31), ocorre depois do aumento considerável no volume de chuvas na cidade e aos prejuízos gerados

Foto: Weber Andrade

Após as fortes chuvas que castigaram o Espírito Santo, o município de Barra de São Francisco, localizado na região Noroeste, decretou situação de emergência. O decreto, emitido nesta terça-feira (31), ocorre depois do aumento considerável no volume de chuvas na cidade e aos grandes prejuízos ocasionados pelo fenômeno.

De acordo com o decreto, os danos humanos e materiais registrados durante o atendimento, através de ocorrências pela Defesa Civil, atingiram 72 famílias, sendo 177 pessoas em 18 ruas do município.

“A nossa região foi seriamente atingida por fortes chuvas que atingiram o município vizinho de Mantena, localizado em Minas Gerais, causando inundação de várias casas nos bairros Campo Novo, Nossa Senhora da Penha, Carabina/Justinópolis, Irmãos Fernandes, entre outros locais em Barra de São Francisco”, informou o prefeito Enivaldo dos Anjos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das áreas afetadas.

Além disso, também determina que é autorizado pelas autoridades, em caso de perigo iminente, penetrar nas casas para prestar socorro e usar de propriedade particular, relacionadas à segurança da população. 

Foto: Weber Andrade

Situação de emergência x Calamidade pública 

Os dois termos aparecem com frequência nos jornais durante os períodos mais chuvosos, entretanto, ainda há confusão sobre o que significam.  

Diante disso, o Folha Vitória traz a explicação completa para você, confira: 

Situação de emergência: situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial, ou seja, em partes,  da capacidade de resposta do Poder Público do ente atingido.

Estado de calamidade pública: situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial, ou seja impactos mais graves, da capacidade de resposta do Poder Público do ente atingido.

LEIA TAMBÉM: Muro da Areia Preta tem rachaduras e moradores usam pedras como degraus para acessar a praia

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória