Uma barragem provisória para reforçar a segurança do Rio Pequeno, que abastece a população de Linhares começou a ser construída essa semana. O rio liga a Lagoa Juparanã ao Rio Doce, que está tomado pela lama de rejeitos de minério das barragens de Mariana (MG), de propriedade da Samarco.
De acordo com a Prefeitura de Linhares, a obra no Rio Pequeno irá reforçar a barragem, que havia sido construída em outubro para represar a água diante da crise hídrica causada pela seca em todo Estado. A barragem antiga tem três metros de altura.
A prefeitura informou ainda que a Samarco reforçou e impermeabilizou a estrutura, mas que será necessário esta nova obra para prevenir que as águas do Rio Doce não se misturem com a do Rio Pequeno, em caso do nível dos rios subirem devido às chuvas.
A obra começou nesta terça-feira (24) e deve ser concluída em 20 dias. Ainda segundo a prefeitura, a nova barragem terá 10 metros de altura, quatro deles contando a partir da margem do rio.
De acordo com o Secretário de Obras da prefeitura, Euder Pedroni, a intenção é que essa estrutura provisória sirva de base para construção de uma barragem permanente. “A barragem terá comportas que controlarão a passagem da água. Assim também vamos garantir a passagem dos peixes no período de reprodução e a segurança da água da Lagoa Juparanã”, disse.