Os moradores do Edifício Parador, na Praia de Itaparica, em Vila Velha, ficaram assustados com o desabamento da piscina do condomínio, na noite desta quinta-feira (22). Por questões de segurança, eles foram orientados a deixar os apartamentos.
Minutos após o fato, o morador Ubiracy Fonseca conversou com a reportagem da Rede Vitória e relatou o momento do desabamento. “O barulho foi muito grande, bem forte. Pensamos até que fosse um trovão, mas foi muito mais do que um trovão normal. Olhamos da varanda e vimos que estava saindo muita água do prédio. Pegamos algumas coisas e descemos rapidamente. Graças a Deus, não aconteceu nenhum problema maior”, disse.
O Willian Miranda, que também é morador do edifício, saiu de casa apenas com a roupa do corpo. “Eu pensei que era um raio. Fui olhar pela varanda e observei que estava vazando muita água. Fiquei preocupado, vi que não estava chovendo. Tentei ligar para a portaria, mas ninguém atendia”, contou.
O condomínio foi entregue pela construtora Argo em 2018. Alguns moradores contaram que a piscina do edifício ficou interditada por três meses no ano passado por conta de um vazamento. A preocupação dos moradores agora é com as outras áreas comuns do edifício.
O prédio foi evacuado e a maior parte dos 270 moradores foi encaminhada para um hotel disponibilizado pela construtora Argo. Outros seguiram para a casa de familiares.
Na manhã desta sexta-feira (23), equipes da Defesa Civil Municipal, da Defesa Civil Estadual e engenheiros da Argo se reúnem para fazer outra avaliação mais detalhada do edifício.
Veja vídeos:
Vistoria
Nesta sexta-feira (23), o edifício passa por vistorias técnicas e fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e da Defesa Civil. Equipes de fiscais e especialistas do Conselho estão no local para analisar a situação, buscar identificar as possíveis causas do acidente, verificar registros de projetos e de responsabilidade técnica. A previsão é de que o trabalho dos engenheiros especialistas do Conselho prossiga durante todo o dia.
De acordo com o gerente de fiscalização do Crea, Leonardo Leal, uma análise do projeto do edifício será realizado para verificar as causas do desabamento, mas adianta que o aço – chamado de engastamento – que passa pela piscina não estava preso.
“À princípio, foi uma falta de engastamento entre o fundo da piscina com a viga. Não atingiu nenhum veículo, mas danificou bastante os pilares. Corre o risco de ceder, pois a área está escorada, mas é paliativo. Será feito um escoramento aprimorado hoje (sexta)”, explicou.
Leal afirmou que o Crea vai orientar a Defesa Civil para manter os moradores fora do local por enquanto. “A principio os moradores não podem voltar para o local. O escoramento será reforçado e será feito um reforço estrutural. Não é o Crea que define isso, mas vamos sugerir a Defesa Civil para desinterditar somente quando os moradores tiverem a segurança necessária”, disse.
“Quando acontece isso numa obra, pode ser um erro de projeto ou erro de execução. Ainda não sabemos, pois ainda não chegou o projeto em nossas mãos. Vamos analisar para saber se foram feitos os procedimentos adequados nas normas de engenharia”, completou.
Por nota, a Defesa Civil Municipal de Vila Velha informou que, com o auxílio da Guarda Municipal, isolou o edifício e um trecho da Rua Itapemirim, próximo ao prédio. Segundo o órgão, inicialmente não há risco estrutural iminente. A orientação aos moradores é de que não fiquem no local, que já está recebendo escoramento realizado pela construtora responsável.
Por nota, a Argo, construtora responsável pelo edifício, informou que está prestando a assistência necessária às famílias, além de colaborar com as autoridades e órgãos competentes para apurar as causas do desabamento e destacou que não houve feridos
Edifício Parador
O empreendimento de luxo tem mais de 30 opções de lazer, incluindo playground, praça das mães, lan house, brinquedoteca, salão de jogos, babylândia, boteco, churrasqueiras, espaço gourmet, deck/solarium infantil, piscina infantil, quadra esportiva, espaço mulher, sala de massagem, hidromassagem, SPA, sauna, terraço gourmet, piscina com raia, salão de festas, fitness, car wash, e beach point.
*Com informações dos repórteres Gabriela Valdetaro e Arleson Schneider, da TV Vitória/Record TV