Depois de um dia inteiro de trabalho, estudos, projetos com a família e afazeres deixam qualquer um em estado de exaustão, ao final da jornada diária, tudo o que qualquer pessoa deseja é descansar. Antes de dormir, o bom e velho amigo despertador é programado para o despertar na madrugada seguinte, antes mesmo do sol nascer. O horário que, para muitos, representa o início de mais um dia, é o fim de uma noite de trabalho para outros.
Muitos destes trabalhadores noturnos atuam nas garagens das empresas que operam o Sistema Transcol. Para que os ônibus estejam nas ruas logo de madrugada, manobreiros, mecânicos, auxiliares de serviços gerais e auxiliares administrativos mudam a rotina para garantir o bom funcionamento no dia seguinte.
Para conhecer mais sobre o assunto, o Jornal Online Folha Vitória esteve em uma dessas garagens e acompanhou de perto o trabalho dos setores que atuam no período noturno, que é o horário de movimento mais intenso destes locais.
Após o fim da escala nas ruas da Grande Vitória, os motoristas recolhem os ônibus para a garagem. A partir disso, o serviço no veículo não para e passa a ficar por conta das mãos de diversas pessoas, que realizam a manutenção, limpeza, abastecimento e os serviços operacionais do sistema.
Os manobreiros realizam a movimentação interna dos veículos na garagem e são responsáveis pela limpeza externa dos ônibus. Além disso, também são os responsáveis por conferir a pressão dos pneus e o estacionamento final de cada veículo. Ao mesmo tempo que trabalham, eles realizam uma espécie de treinamento para serem promovidos à função de motorista.
Além da limpeza externa, a parte interna do veículo também passa por este processo. Agora, a responsabilidade fica por conta de serventes, que cuidam da limpeza de poltronas, balaustres e demais partes. Para um bom resultado, elas se dividem em equipes para lavar e secar todos os veículos existentes nas garagens.
Para atender a demanda de alguns reparos nos veículos, mecânicos, eletricistas e borracheiros ficam encarregados de substituir lâmpadas queimadas, trocar pneus furados, entre outros serviços. O ônibus precisa estar em perfeita condição para operar no dia seguinte.
Enquanto o movimento não para no pátio, na parte interna, outro setor também trabalha à todo o vapor. No tráfego é por onde passam todos as demandas internas e externas da empresa. Os auxiliares de tráfego, como são chamados os funcionários dessa área, são responsáveis por diversos serviços como a operação do sistema GPS dos veículos, recebimento dos dados dos validadores e escalação dos ônibus para operação do dia seguinte.
De acordo com Inaqsoel Corrêa dos Anjos, que trabalha há mais de sete anos na profissão, o trabalho desse setor é essencial para o funcionamento do sistema. “Precisamos colocar os carros na rua no dia seguinte e cada um precisa estar com motorista e cobrador. Caso alguém falte, devemos providenciar um substituto imediatamente para que não ocorra atrasos nos horários das viagens”, explica.
Por volta das 3h30 da madrugada e depois de várias horas de trabalho pesado, todos os veículos já estão prontos para, novamente, voltarem às ruas. Enquanto a maioria destes trabalhadores se dirigem ao descanso de suas casas, motoristas e cobradores chegam nas garagens para darem início a mais um dia dessa jornada que não para.