Uma bebê de 1 mês foi socorrida por militares após se engasgar enquanto dormia, durante a noite do último sábado (24), no bairro Universal, em Viana. Na ocasião, a tia da menina chegou a parar uma viatura na Rodovia Mario Covas para pedir ajuda.
A história foi narrada em uma publicação do comandante da Polícia Militar, Douglas Caus, nas redes sociais. O caso aconteceu quando dois agentes da PM, o sargento André e o Cabo Suman, realizavam um patrulhamento na região.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em determinado momento, a tia da bebê, Kely Guariza, emparelhou o próprio veículo com a viatura e pediu socorro, pois a sobrinha, Helena Guariza havia se engasgado e não conseguia respirar.
Conforme o relato da tia, a bebê dormia no quarto com a irmã gêmea, quando começou a tossir e a sufocar. De imediato, Kely passou a massagear o peito de Helena, enquanto a mãe acionava o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Devido à apreensão com a demora dos socorristas, mãe e tia decidiram sair na rua para pedir ajuda, e localizaram a viatura.
Para socorrer a bebê, o cabo Suman realizou a manobra de Heimlich, conseguindo fazê-la respirar. No entanto, Helena continuou parcialmente engasgada, sendo encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Viana.
LEIA TAMBÉM: Manobra de Heimlich salva criança de 2 anos engasgada na Serra
No local, a bebê recebeu atendimento médico até a estabilização, se recuperando logo depois. A bebê foi transferida para o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) para melhor avaliação médica.
Helena recebeu alta no domingo (25) e retornou ao hospital na última segunda-feira para realizar mais exames e investigar a causa do problema.
Um raio-X foi feito e a possibilidade de bronquiolite foi descartada pelos profissionais, porém serão feitos outros testes.
Primeiros socorros: Saiba como fazer a manobra de Heimlich em crianças
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias respiratórias de uma pessoa que está engasgada. A manobra funciona por meio da aplicação de pressão abdominal rápida e firme, para expelir o objeto que bloqueia a passagem de ar.
Buscando ensinar a técnica da melhor maneira, o Folha Vitória entrevistou a capitã Andressa Silva, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, que demonstrou a manobra.
Veja o vídeo abaixo:
*Texto sob supervisão da editora Daniella Zanotti