
Policiais civis salvaram a vida de um bebê de um ano na Serra. O caso aconteceu no último domingo (1º). Os agentes estavam realizando diligências no bairro Serra Dourada II quando foram abordados por passageiros que estavam dentro de um veículo, dizendo que a criança havia engasgado enquanto mamava.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Diante da situação, o agente Marcelus Moratori, 48 anos, pegou a menina desacordado dos braços da mãe e utilizou a manobra de Heimilich.
“Iniciei os procedimentos para desengasgar o bebê. Na terceira tentativa, ela voltou a respirar e chorou. Rapidamente entramos nos carros e nos deslocamos ao hospital mais próximo. Liguei para a mãe e ela me confirmou que a filha está ótima”, contou o policial.
O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), José Darcy Arruda, elogiou a ação dos policiais.
LEIA TAMBÉM: Obras na Segunda Ponte prometem encurtar viagens de ônibus em até 30 minutos
“Sempre digo para os novos policiais que estão chegando na instituição que ser policial é um sacerdócio, é preciso ser vocacionado. Na nossa missão diária, precisamos sempre estar atentos para a solução de conflitos e conceder o socorro àqueles que precisam. Parabéns a todos os policiais que participaram dessa importante e decisiva ação de salvar vidas”, disse.
Saiba mais
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expelido dos pulmões.